quarta-feira, 22 de novembro de 2017

                                    Curiosidade e diálogo

No capítulo Dialogicidade, de À sombra de uma mangueira[i], Paulo Freire nos convida à reflexão sobre a capacidade do ser humano de compreender o mundo a partir da “razão, sentimentos, emoções e desejos” e a consequência imediata daquela é a dialogicidade e o educador e teórico define este movimento humano como

“[...] encontro dos homens, imediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo, não se esgotando, portanto, na relação eu-tu. Esta é a razão por que não é possível o diálogo entre os que querem a pronúncia do mundo e os que não querem; entre os que negam aos demais o direito de dizer a palavra e os que se acham negados deste direito” (Freire, 2005, p. 91)


   A pronúncia do mundo exige que o conheçamos e para tanto é necessário que tenhamos curiosidade para formulá-lo e esta requer interações que abarquem o espanto diante dos fenômenos e das pessoas, postura indispensável ao fenômeno gnosiológico.
De acordo com Paulo Freire

“Sem a curiosidade que nos torna seres em permanente disponibilidade à indagação, seres da pergunta – bem feita ou mal fundada, não importa – não haveria a atividade gnosiológica, expressão concreta de nossa possibilidade de conhecer.” (FREIRE, 2000, p. 76)


Se a curiosidade e o diálogo são pressupostos para a construção do conhecimento, enquanto educadores precisamos optar pela democracia, pois esta é a base sobre a qual os seres interagem sob a égide do respeito pelas ideias, opiniões, balizados pelos conhecimentos formulados passíveis em serem refutados ou confirmados.
Portanto, a dialogicidade é o movimento necessário do ser humano no mundo e com o mundo, a partir dos fenômenos e das interações com o Outro.

Referências:

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Paz e terra, 42ª edição. 2005, p.91
__________________À sombra desta mangueira. Dialogicidade. Ed. Olho D’Água. São Paulo. 2000, pg. 76




[i] https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2212023/mod_resource/content/1/A%20SOMBRA%20DESTA%20MANGUEIRA.pdf

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