Exercício Dialético
Discutir
Infâncias, conceito cultural, exige abordagens interdisciplinares. Portanto é necessário transitar por áreas
distintas, porém correlatas. A Interdisciplina Infâncias de 0 a 10 Anos propiciou,
através de indicações de leituras e teóricos, a construção de análises e teses
a respeito das múltiplas Infâncias forjadas pelas sociedades.
Como
resultado, produzi algumas teses a partir das demandas que a Interdiscplina exigiu.
A primeira delas versa sobre o conceito de Infância. Sobre este conceito
escrevi e postei no fórum específico. Abaixo a transcrição:
“O conceito cultural Infância foi cunhado na
Modernidade. A partir deste período histórico a criança passou a ser
reconhecida como promessa na construção do homem quando este passa a ser o
centro das preocupações dos estudos filosóficos. Por ser conceito cultural a
Infância refletirá as diversas culturas, consequentemente teremos inúmeras
Infâncias.”
Seguimos
discutindo o tema central desta Interdisciplina e fomos provocadas a analisar a
mídia e seus impactos na vida das crianças. Para embasar e iniciar as
discussões foram indicados textos escritos por Contardo Calligaris e Mariangela Momo. E deste trabalho fomos convidadas a escrever um texto, no qual demonstrássemos
nossa posição diante da Infância nas mídias. O texto abaixo transcrito foi o
resultado desta reflexão:
“Indiscutivelmente
as crianças estão expostas aos mais diversos estímulos para que sejam elas a
decidir sobre o que querem consumir, desde a comida até o modelo do celular.
Entre aquelas e os pais há a mídia sedenta por aumentar o número de
consumidores de tudo o que pode ser vendido, e entre as novidades há a venda da
felicidade hoje oferecida em “frascos” de todos os feitios e tamanhos.
A
mídia descobriu o quanto as crianças até os 12 anos são vulneráveis, tanto
quanto as relações familiares e apostou nos talentos e investimentos para ter
este filão à disposição da ferrenha disposição em aumentar os lucros.
Consequentemente as peças publicitárias são elaboradas tendo
como o sujeito central a criança. Crianças felizes ao vestirem e calçarem uma
determinada marca, acessando tecnologia em grupo, fazendo refeições com os pais
regadas a comida instantânea. Felicidade em cápsulas. Prontas para serem
vendidas a quem puder pagar o preço aferido.
Concluo
com uma frase proferida pelo professor Mário Sérgio Cortella, proferida no
Fórum Internacional Criança e Consumo, 2011,“...consumo não está atrelado às
crianças, mas de fato é uma educação
coletiva...”
Além
do texto indicado acima, assinado por Momo, o texto Mídia e Consumo na produção da Infância Pós-Moderna da autora, nos levou a refletir sob a ótica de Baumann,
Lyotard, Lipvetski, Lemert, Harvey sobre o mundo contemporâneo e seus impactos
sobre a vida da Categoria Geracional, defendida por Jens Qvortrup, qual seja, a
Infância.
Segundo
Momo (2010, p.73) há convergência, no que tange à mídia e ao consumo, entre os
autores acima citados, quando estes versam sobre o mundo contemporâneo.
Além
dessas abordagens, discutimos e desenvolvemos teses sobre modos de representação da criança. A infância erotizada, infância soft,
tendências representativas da infância pelo viés étnico-racial, criança
selvagem, normal e social. Temas que permeiam nossas práticas pedagógicas.
Do
mesmo modo em que o diálogo é viabilizado entre autores, realizo o exercício
deste quando procuro sistematizar o que li e estudei. Como resultado, vou
travando diálogos que me permitem transitar
por áreas similares, fazendo o exercício dialético. Visto que há um ponto de
partida, cito o texto de Sarmento (2000), que me levou novamente a Qvortrup
(2011) que tinha sido estudado anteriormente.
Em
virtude deste exercício dialético, produzi outra síntese, esta baseada nas
teorias dos autores citados. Abaixo a transcrição do texto denominado Infância
e Seu Lugar no Mundo, publicado no blog.
Portanto,
o exercício constante de reflexão sobre a Infância proporcionou outros lugares
de onde pude observar a constituição desta Categoria Geracional, qual seja, a
Infância. Deste exercício pude desenvolver minhas teses que serão o suporte
para novas indagações, formulações e teses.
oi,Mara,estou um tanto apreensiva com a primeira tarefa de 2016,e está sendo sua postagem que está me guiando. Parabéns pela sua atividade.
ResponderExcluirOlá Cláudia. Importante o exercício para que possamos superar as dificuldades. A caminhada para os que buscam a excelência é repleto de dificuldades, pois aquela exige que desafiemos nossos conceitos,ideias, motivações. Na reflexão/ação reside a superação.
ResponderExcluirMara,escolhi comentar sobre tua postagem Exercício Dialético, ao mesmo tempo que é simples escrever torna-se difícil pois teu blog é impecável.Considero tuas postagens e reflexões super qualificadas, pois são articuladas e argumentativas perante as teorias das disciplinas. Aprecio tua busca pelo conhecimento. Parabéns querida!Abraços fraternos.
ResponderExcluir