domingo, 21 de maio de 2017

 Outras certezas e ainda muitas dúvidas

    O assombro e a algaravia fizeram parte dos dias nos quais as atividades se desenrolaram.

    Muito instigante desenvolver o projeto baseado nas possibilidades de pesquisa oferecidas às crianças, pois estas propiciam indagações, indicando o prosseguimento de novas descobertas oriundas das dúvidas que surgiram.

Certezas
Dúvidas
As baleias conhecidas cabem em nossa sala aula.
Quantas “tipos” de baleias existem?
A baleia orca cabe.
Como as baleias respiram?
O filhote de baleia cabe na sala de aula.
O golfinho é baleia?
Alguma baleia deve caber.
O tubarão é baleia?
A baleia franca é maior que a baleia “assassina”.
Quanto pesa a maior baleia?
Não existe baleia assassina.
Os bebês de baleia nascem de ovo ou iguais a gente?
A baleia orca é denominada de baleia “assassina” por se alimentar de outros mamíferos e baleias maiores que ela.
Qual a alimentação da baleia?
Na sala da professora Graciela cabe. Ela é maior que a nossa!

A sala da professora Graciela mede 30m X 100m

A maior baleia é a baleia-azul e também o maior animal do planeta.


A baleia-azul pode chegar até 30m de comprimento.


 O inusitado é a chave para novos questionamentos. 
 Dito isso, não há como negar que da pergunta concebida em meio à conversa geradora de toda a pesquisa, muitos conhecimentos foram sendo lapidados, por exemplo, as formas geométricas, o meio ambiente aquático, o peso dos animais e a construção do esquema que resultou nos mapas acima. 
 Ao iniciar o esboço, solicitei que os alunos fossem citando, das anotações nas quais registraram as dúvidas, certezas e as derivações daquelas. E nesta etapa constatei a seriedade com que trataram o tema, pois a turma como um todo manteve atenção e respeito enquanto anotávamos e algumas considerações feitas, foram acompanhadas do silêncio respeitoso. 
 Penso ser um caminho interessante para eu, no papel de educadora e graduanda, perseguir e perseverar, apesar de saber que a instituição escolar carece da gestão democrática e desta deriva interações que acolhem pesquisas, que são ferramentas imprescindíveis para a formação do indivíduo autônomo e responsável pela construção do conhecimento pessoal.



 Dúvidas "brotam" das certezas

     Interessante o debate que irrompe à partir de uma pergunta. Das ideias concebidas, muitas dúvidas são suscitadas e o envolvimento vai se adensando.
     Quando o debate é em meio às crianças, a diversão é garantida, pois eles são "catedráticos" e não conhecem, aos 7/8 anos o contraponto. É verdade absoluta. 
      Da pergunta " será que cabe uma baleia em nossa sala de aula?", o quadro abaixo revela as tessituras possíveis em uma sala de aula.

Certezas
Dúvidas
As baleias conhecidas cabem em nossa sala aula.
Será que cabe uma baleia na sala de aula?
A baleia orca cabe.
A baleia “assassina” cabe na sala de aula?
O filhote de baleia cabe na sala de aula.
Será que a baleia franca cabe na sala de aula?
Alguma baleia deve caber.
Existe baleia assassina?
A baleia franca é maior que a baleia “assassina”.
Qual é a baleia assassina?
Não existe baleia assassina.
Qual a maior baleia?
A baleia orca é denominada de baleia “assassina” por se alimentar de outros mamíferos e baleias maiores que ela.
Quais os tipos de baleias que existem?
Na sala da professora Graciela cabe. Ela é maior que a nossa!
 Qual a medida da sala da professora Graciela?


                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...