Atividade solicitada pela Interdisciplina Linguagem e Educação
Plano de Aula
Turma:
3º Ano
Faixa
etária envolvida: 8 a 11 anos
Componentes Curriculares:
Ciências Humanas, Linguagem, Ciências da Natureza
Objetivos:
-
Identificar as rimas que compõem o poema
-
Proporcionar através do diálogo, identificação de tipos de moradias, inclusive
a situação dos moradores de rua
-
Conhecer o autor da obra, através de texto informativo
-
Cantar o poema
-
Representar o poema através de sequência gestual
-
Representar a casa imaginada a partir da audição/leitura do poema, através das
artes plásticas
Desenvolvimento:
Aproveitando
este mote, escolhi o poema A Casa[i], de Vinícius de Moraes.
Iniciarei
solicitando a leitura silenciosa e logo em seguida farei a leitura do
mesmo. Após ler para os alunos, falarei
sobre o autor, apresentarei um vídeo no qual Vinícius de Moraes conversa com
Toquinho[ii] sobre “a Casa” e solicitarei que um(a) aluno(a) leia em voz alta o
texto informativo que acompanha o poema no livro didático. Solicitar que prestem
atenção, enquanto a leitura do poema for feita, nas palavras que rimam.
Após
este momento, apresentarei um vídeo[iii] muito interessante para que os alunos
conheçam diferentes maneiras de representar uma ideia.
Depois
da audição deste vídeo, convidarei os alunos para cantarem o poema musicado. No
primeiro momento coletivamente e na sequência acolher as ideias da turma.
Atividades:
-
Sublinhar no poema as palavras que rimam;
-
Fazer uma lista de palavras que rimam com as destacadas no poema;
-
Montar uma sequência gestual/corporal que represente a música (trabalho em
pequenos grupos);
-
Representar através de diferentes materiais a “casa engraçada” imaginada
(trabalho individual ou em duplas)
Reflexões:
Fiquei
muito feliz com o resultado deste trabalho.
As crianças participaram de todas as atividades e sugeriram outras, como
por exemplo, cantar e bater palmas, acompanhando o ritmo. Também sugeriram que
ensaiassem para apresentar para os pequenos do 1º Ano o poema através do
gestual/corporal.
Análise reflexiva
“Para ele (Vygotsky)[i], todo
sujeito adquire seus conhecimentos a partir de relações interpessoais, de troca
com o meio. Por isso, é chamado de interativo. Vygotsky afirma que aquilo que
parece individual na pessoa, é na verdade resultado da construção da sua
relação com o outro. Um outro coletivo, que veicula cultura.”
Com
o objetivo de analisar e refletir sobre o relato apresentado em forma de
planejamento de aula, traçarei algumas linhas, tendo como norteadores destas,
os conceitos de Jean
Piaget [ii]e Le Vygotsky[iii]
à respeito do processo de construção de conhecimento e aquisição da linguagem.
Provocar
os estudantes para que percebam o meio no qual estão inseridos, através das
produções humanas é um mote generoso, pois a realidade apresentada através da
poesia cria ambiências possíveis para diferentes posicionamentos e
representações.
Esta
sempre é a escolha que faço para o trabalho diário, elencando entre diversos
títulos, seja música, parlenda, poesia, contos de fadas, entre outros as
motivações para provocar alunas e alunos para que demonstrem o que pensam,
sentem e a partir desta dinâmica possibilitar a aquisição de conhecimentos, a elaboração
de questões pertinentes aos assuntos levantados pelos estudantes, representação
daquilo que compreenderam, a apresentação de determinados conceitos e, quando
possível à pesquisa destes pelos discentes.
Para
o desenvolvimento do plano de aula postado acima, previ a interação entre os
alunos e eu a partir da roda de conversa e posteriormente trabalhos em grupo e
em duplas e o resultado foi muito bom, pois a situação dos moradores de rua
provocaram diversos posicionamentos e a partir destes foi possível oferecer e
escutar diferentes opiniões sobre aquela.
Considero
que os sujeitos resultantes deste momento possam ser denominados “interativos”
pela acepção Vygotskyana e também que
o desenvolvimento da lógica foi possibilitada através da socialização da fala.
(Montoya, 2006, p. 121)
Referências:
MOTOYA. Adrián Oscar
Dongo. Pensamento e linguagem: percurso
Piagetiano de investigação. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p.
119-127, jan./abr. 2006 Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2390158/mod_resource/content/2/Percursos%20piagetianos.pdf
Acesso em: 03/05/18