quinta-feira, 8 de dezembro de 2016



Campo Multiplicativo

“Quantas duplas diferentes podemos formar na nossa turma?” A provocação feita pela professora Beta Costa, da Escola Ágora, em Cotia/SP citada na entrevista intitulada Multiplicação e divisão a toda hora, indicação da Interdisciplina Representação do mundo pela Matemática é tal qual a que faço sempre que a oportunidade se apresenta e aquela e outras como, “hoje estão presentes X alunos, quantos grupos de 4 participantes podem ser feitos?”, vão oportunizando situações para que os alunos consigam estabelecer relações entre os conceitos do Campo Aditivo com os conceitos do Campo Multiplicativo.


Além disso, solicito que representem graficamente os indícios que vão sendo explicitados no decorrer das situações-matemáticas apresentadas, porém alguns resistem, pois dizem que “está tudo na cabeça” e outros sentem dificuldade para realizar os apontamentos. Para mediar estas posturas, explico que preciso entender como estão encaminhando a resolução e se for necessário, orientá-los na utilização das propriedades matemáticas que já dominam.
Assim como demando que utilizem a representação gráfica enquanto estão tentando encontrar respostas para as questões propostas, também incentivo que usem o material concreto disponível em sala de aula e as “bases” que construímos desde que foi trabalhado o conceito de metade e assim por diante, até alcançar a “base 8”. Esta proposição é construída com a folha A4, primeiramente dividida em duas e depois todos os múltiplos deste até 8. Sobre estas bases trabalho a multiplicação e a divisão.
É inquestionável a semelhança entre as proposições, tanto da professora Beta, quanto da professora Josely Kühner Câmara, também entrevistada pela revista Nova Escola, esta responsável pela publicação da reportagem acima mencionada e as sugestões que citei, as quais são parte do planejamento. Os depoimentos das professoras reforçam minhas convicções fundadas na teoria de que o aprendizado deve ser construído pelo discente e para tanto há necessidade de experimentação constante.

Referência:
http://acervo.novaescola.org.br/matematica/pratica-pedagogica/multiplicar-dividir-tempo-todo-500574.shtml  Acesso: 08/12/2016




                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...