Campo
Multiplicativo
“Quantas
duplas diferentes podemos formar na nossa turma?” A provocação feita pela
professora Beta Costa, da Escola Ágora, em Cotia/SP citada na entrevista
intitulada Multiplicação
e divisão a toda hora, indicação da Interdisciplina Representação
do mundo pela Matemática é tal qual a que faço sempre que a oportunidade se
apresenta e aquela e outras como, “hoje estão presentes X alunos, quantos
grupos de 4 participantes podem ser feitos?”, vão oportunizando situações para
que os alunos consigam estabelecer relações entre os conceitos do Campo Aditivo
com os conceitos do Campo Multiplicativo.
Além
disso, solicito que representem graficamente os indícios que vão sendo
explicitados no decorrer das situações-matemáticas apresentadas, porém alguns
resistem, pois dizem que “está tudo na cabeça” e outros sentem dificuldade para
realizar os apontamentos. Para mediar estas posturas, explico que preciso entender
como estão encaminhando a resolução e se for necessário, orientá-los na
utilização das propriedades matemáticas que já dominam.
Assim
como demando que utilizem a representação gráfica enquanto estão tentando
encontrar respostas para as questões propostas, também incentivo que usem o
material concreto disponível em sala de aula e as “bases” que construímos desde
que foi trabalhado o conceito de metade e assim por diante, até alcançar a
“base 8”. Esta proposição é construída com a folha A4, primeiramente dividida
em duas e depois todos os múltiplos deste até 8. Sobre estas bases trabalho a
multiplicação e a divisão.
É
inquestionável a semelhança entre as proposições, tanto da professora Beta,
quanto da professora Josely Kühner Câmara, também entrevistada pela revista
Nova Escola, esta responsável pela publicação da reportagem acima mencionada e
as sugestões que citei, as quais são parte do planejamento. Os depoimentos das
professoras reforçam minhas convicções fundadas na teoria de que o aprendizado
deve ser construído pelo discente e para tanto há necessidade de experimentação
constante.
Referência:
http://acervo.novaescola.org.br/matematica/pratica-pedagogica/multiplicar-dividir-tempo-todo-500574.shtml Acesso: 08/12/2016