Análise de consenso III e IV Eixos
"O fato de falar na
socialização de um saber supõe um saber existente, mas isso não significa que o
saber existente seja estático, acabado. É um saber suscetível de transformação,
mas sua própria transformação depende de alguma forma de domínio deste saber
pelos agentes sociais. Portanto, o acesso a ele impõe-se." (Saviani, 2013,
p.68)
Nada mais apropriado para que possamos transformar
nossos saberes do que fazê-los circular, através da escrita, da escuta, da
troca de conceitos e opiniões e deste arcabouço que se faz movimento, a transformação
será o resultado.
Para exemplificar,
Franciely e eu chegamos ao consenso de que apesar de qualificar como cópias
algumas postagens no blog, entendemos que sendo autorais também podem e foram,
algumas daquelas qualificadas como descritivas ou questionadoras como também
reflexivas.
O exercício proposto pela Interdisciplina para que
adentrássemos os saberes da colega e também o pessoal, propiciou a
desacomodação e as indagações necessárias à transformação daqueles.
Portanto, ler, reler e
reescrever são domínios que devem estar em constante aperfeiçoamento para que
os saberes possam ser lapidados na medida em que são colocados em prática.
Referências:
SAVIANI. Demerval. A
pedagogia histórico-crítica no quadro das tendências críticas da Educação
Brasileira. Pedagogia
histórico-crítica: primeiras aproximações/Demerval Saviani -
11.ed.rev - Campinas, SP: Autores Associados, 2013.