Educação com qualidade social
Indiscutivelmente, há fatores que
incidem sobre qualquer ação humana e quando se trata de Educação não é
diferente. A discussão atualíssima no que se refere à educação versa sobretudo
sobre a qualidade ofertada. Mas o que é qualidade na Educação e quais fatores
incidem naquela?
Conforme Dourado (2007, p.940)
[...]uma educação com qualidade
social é caracterizada por um conjunto de fatores intra e extra-escolares que se referem às condições de
vida dos alunos e de suas famílias, ao seu contexto social, cultural e
econômico e à própria escola – professores, diretores, projeto pedagógico,
recursos, instalações, estrutura organizacional, ambiente escolar e relações intersubjetivas
no cotidiano escolar.
Por exemplo, os fatores intra-curriculares são os recursos
materiais como biblioteca, laboratórios, refeitório, construção da gestão
democrática, acesso à programas culturais e esportivos e o fatores
extra-curriculares são aqueles que se referem à estrutura da sociedade e no
caso do Brasil, há uma “desigualdade estrutural”[i],
formação e valorização dos professores, condições de acesso e permanência.
Com o objetivo de implementar ações que contribuíssem com a
educação, foi criado em 1995, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com
a função de dar assistência financeira de maneira suplementar ás escolas
de escolas públicas da educação básica
das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de
educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos, registradas no
Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como beneficentes de assistência
social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público.[ii]
Entre outras unidades estaduais, minha escola foi contemplada com
este programa e com os repasses realizados até o ano de 2015, foram realizadas
pequenas manutenções no prédio, aquisição de tela de projeção para as salas de
aula e projetores para os mesmos e outros/as que não tenho como enumerar pois
não me apropriei profundamente deste ponto em questão.
Concluo, asseverando que alcançar qualidade na Educação como
propõe o teórico Luiz Fernandez Dourado[iii],
é perseverar na luta pela gestão escolar democrática, onde há espaço para todos
os integrantes da comunidade escolar inferirem e desenvolverem consciência
crítica e com esta contribuir para a construção da Democracia.
Referências:
DOURADO. Luiz Fernadez. Políticas e gestão da Educação
Básica no Brasil: limites e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100
- Especial, p. 921-946, out. 2007. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1232967
Acesso em: 25/06/17
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