quarta-feira, 5 de julho de 2017

                                 Análise de consenso III e IV Eixos  

"O fato de falar na socialização de um saber supõe um saber existente, mas isso não significa que o saber existente seja estático, acabado. É um saber suscetível de transformação, mas sua própria transformação depende de alguma forma de domínio deste saber pelos agentes sociais. Portanto, o acesso a ele impõe-se." (Saviani, 2013, p.68)

   Nada mais apropriado para que possamos transformar nossos saberes do que fazê-los circular, através da escrita, da escuta, da troca de conceitos e opiniões e deste arcabouço que se faz movimento, a transformação será o resultado.
    Para exemplificar, Franciely e eu chegamos ao consenso de que apesar de qualificar como cópias algumas postagens no blog, entendemos que sendo autorais também podem e foram, algumas daquelas qualificadas como descritivas ou questionadoras como também reflexivas.
   O exercício proposto pela Interdisciplina para que adentrássemos os saberes da colega e também o pessoal, propiciou a desacomodação e as indagações necessárias à transformação daqueles.
   Portanto, ler, reler e reescrever são domínios que devem estar em constante aperfeiçoamento para que os saberes possam ser lapidados na medida em que são colocados em prática.


Referências:
SAVIANI. Demerval. A pedagogia histórico-crítica no quadro das tendências críticas da Educação Brasileira. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações/Demerval Saviani - 11.ed.rev - Campinas, SP: Autores Associados, 2013.




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