sábado, 29 de abril de 2017

                                                 Vivências e interações


 “Como se cria o vínculo entre professor e aluno adulto? ”

Antes de tudo uma definição para o verbete vínculo. Um vínculo, do latim vinculum, significa união, relação ou ligação de uma pessoa com outra. Portanto, ao reescrever a pergunta acima utilizando as definições em destaque teremos “o que pode favorecer a união entre professor e aluno? ”ou ainda, “ o que mantém a relação entre professor e aluno? ”

Sem dúvida alguma, criar, favorecer ou manter são ações que exigem empatia daquele que acolhe e o professor ocupa esta posição no momento em que o aluno se apresenta à instituição escolar.

Uma vez que empatia é a capacidade de colocar-se no lugar do outro, o professor deverá exercitar aquela a partir do histórico do aluno, ou seja, das circunstâncias e vivências do sujeito para criar argumentos sensíveis a fim de que o aluno se sinta acolhido.

Certamente, o acolhimento calcado no conhecimento que o aluno adquiriu ao longo de sua vida poderá ser efetivo, pois respeitará a trajetória e alicerçará o planejamento das intervenções necessárias.

Assim, ao valorizar o conhecimento adquirido pelo aluno, seja o que tem lastro no sensível como também no cotidiano, acolhe-se a ideia de que


[...]aprendemos a relacionar ideias, abstraindo de nossa experiência, o que revela que nenhuma pessoa ao entrar na escola é totalmente desprovida de algum tipo de conhecimento, pois seja o indivíduo criança, jovem ou adulto que nunca foi à escola, carrega consigo uma bagagem absorvida através da interação social. ” (Costa; Reis; Araújo,       ,p.5)



Se, ao ingressar ou retornar à sala de aula o aluno for respeitado como um ser capaz de construir seu arcabouço cognitivo, o ambiente escolar será acolhedor e a aprendizagem será efetiva. Quando referimos acolhimento, estamos denominando um par inicial, qual seja, o sujeito que aprende com alguém.
De acordo com Kupfer,


“[...]da perspectiva psicanalítica, não se focalizam os conteúdos, mas o campo que se estabelece entre o professor e seu aluno, que estabelece condições para o aprender, sejam quais forem os conteúdos. ” (Kupfer,1989, p.87)


Em vista disso, encerro concluindo que a criação de vínculos, união, ligação ou relação entre professor e aluno exige daquele respeito aos conhecimentos prévios deste para que haja um ambiente propício à interação relativa à aprendizagem.


Referências:
Costa, Ana Cláudia de Oliveira; Reis, Keilla Cristiane dos; Araújo, Jaileila de. “A afetividade nas relações professor-aluno: um estudo na Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: https://www.ufpe.br/ce/images/Graduacao_pedagogia/pdf/2006.2/a%20afetividade%20nas%20relaes%20professor-aluno%20um%20estudo%20na%20educao%20de%20jovens%20e%20adultos.pdf. Acesso em: 29/04/17

Kupfer, Maria Cristina. Freud e a educação. O mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1989.








quarta-feira, 26 de abril de 2017

                               Da minhoca à baleia


  Como em um passe de mágica, da terra, a turma mergulhou em um oceano de curiosidade e algaravia. Ao "reatar os fios" que reconduziam à pergunta formulada por um aluno, após a leitura do poema As minhocas também amam e mamam..., qual seja, "existe minhoca do mesmo tamanho de uma cobra?" outra pergunta se impôs através da participação entusiasmada de outro aluno. Este perguntou: "será que cabe uma baleia na sala de aula?" Da pergunta à discussão generalizada sobre capacidade da sala, tamanhos e tipos de baleia foi um passo.

   Diante de tanto entusiasmo devolvi a pergunta, provocando: "de qual baleia você está falando?" A resposta convicta, "baleia assassina" foi rebatida por " quero saber se a baleia franca cabe!"

   Em decorrência da motivação pelo assunto tamanho e tipo de baleia, resolvi fazer uma votação para saber qual assunto estudaríamos primeiro e o animal de tamanho oceânico recebeu mais louros em detrimento do ser terrestre que também os fascina, portanto "será que cabe uma baleia na sala de aula?" será o mote do projeto de trabalho a ser desenvolvido pela Turma 22 da EEEF Olintho de Oliveira.

                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...