Ler o mundo
Somos
seres culturais, portanto resultado das interações que travamos cotidianamente.
Essas interações dependem da comunicação, que ao fim e ao cabo é o fio
invisível que une a todos constantemente.
Se a comunicação
é indispensável para tecer a humanidade, não havendo a compreensão do que
escutamos e falamos acarretará a não-humanidade? Ou uma meia-humanidade?
Ora, se
somos seres culturais resultantes da comunicação, como aceitar sociedades que
convivem com o analfabetismo ou com qualquer definição que delimite em torno de
muitas pessoas um fio invisível, que ao contrário de unir, separa?
Por
outro lado, porque alguns continuam à margem pela incapacidade de comunicar-se
plenamente, se já conhecemos “como” aprendemos a ler e escrever? E sabendo ler
e escrever, interpretar e inferir no mundo?
Conhecer
os processos pelos quais as pessoas, criança ou adulto, acessam o universo da
leitura e escrita é uma poderosa arma para debelarmos a ferida aberta que causa
exclusão. Conhecer requer pesquisa, dedicação e vontade.
Incorporar
aos conhecimentos necessários para ser efetivo no processo ensino-aprendizagem
no papel de professor exige que conheçamos, por exemplo, os fatores que
interferem no processo de alfabetização, esta a porta de entrada para as
interações a partir da comunicação.
Sem
dúvida, a Interdisciplina Fundamentos da Educação/PEAD/UFRGS/2015 capitaneada pela professora
AnnaMaria Piffero Rangel ofereceu-nos possibilidades de diferentes matizes para
que pudéssemos entender como/porque/em que tempo a aquisição e construção do
conhecimento ocorre. O assombro me acompanhou desde o início, pois em sala de
aula algumas dificuldades de meus alunos,que já havia detectado e não sabia
como mediar, foram compreendidas e desta passei a inferir.
Por fim,
a admiração pela professora, que a partir da experiência nos temas abordados
forneceu pistas de que é possível através da pesquisa, observação e avaliação
encaminhar atividades sistematizadas e assim agindo proporcionar aos alunos
possibilidades reais de aquisição das habilidades de ler e escrever no, para e
com o mundo somente aumentou.