Uma opção: Projeto
Trabalhar
com projetos em sala de aula é inspirador. Tenho desenvolvido projetos de curta
duração com as turmas que trabalhei desde que reingressei no serviço público
como professora, isso há quatro anos.
No
início de maneira discreta, pois a escola na qual retomei minha jornada tem
proposta de ensino tradicional e como estava iniciando precisava me inserir no
grupo. Com o passar do tempo foi possível tornar robusto meu planejamento.
Sigo
planejando os projetos sempre respeitando o interesse das crianças, ou seja,
procurando os temas geradores para que seja viável envolvê-los nas atividades.
Tenho
como princípio utilizar a literatura para instigá-los, pois penso que o
emocional e o prático são aliados sempre que uma história é bem recebida.
Por
exemplo, no momento estamos desenvolvendo/desbravando o tema lixo e todas as
suas nuances, quais sejam, a limpeza da sala de aula, pátio da escola, tonéis
diferentes para descarte dos resíduos, coleta e separação de recipientes
oriundos dos lares dos estudantes, os recursos hídricos poluídos com o manejo
incorreto do lixo, morte dos animais por ingestão do lixo e outros assuntos que
vão surgindo.
De
acordo com Hara,
1992[i],
"o ato de escrever é indissociável da função expressiva e comunicativa da
escrita e, portanto, das coisas do mundo, do que há para expressar e comunicar
vida."
É
evidente que ao trabalharmos como mediadores entre os educandos e o
conhecimento, temos de ter em vista que a escrita deve expressar aquilo que
aqueles percebem, sentem, elaboram, portanto o projeto como estratégia tem o
vigor necessário para conduzir as atividades de maneira que a motivação sobre
os assuntos seja constante.
Referência:
HARA.
Regina. Alfabetização de adultos: ainda um desafio. 3.ed. São Paulo: CEDI,
1992. Disponível em:
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2431939/mod_resource/content/0/Alfabetizacao_de_adultos__Regina_Hara.pdf
Acesso em: 07/06/2018
[i] https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2431939/mod_resource/content/0/Alfabetizacao_de_adultos__Regina_Hara.pdf