sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019


                                        PLANEJAMENTO SEMANAL ( 20H )



Áreas de Conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Humanas
Ano: 
Turma: 25


Objetivos:
Identificar materiais recicláveis e não recicláveis
Classificar diferentes tipos de materiais
Expressar ideias com clareza
Comparar quantidades
Ordenar os números em ordem crescente e decrescente
Escolher diferentes momentos para fazer um registro fotográfico
Construir relações entre danos ambientais e descarte incorreto de materiais não recicláveis
Listar diferentes objetos a partir do tipo de material
Elaborar objetos a partir de sucatas
Organizar as palavras em ordem alfabética
Separar palavras em sílabas

Conhecimentos prévios: os alunos observarão em casa os locais onde há lixo acumulado e coletarão um recipiente descartado pela família para trazer para a sala de aula
Estratégias: roda de conversa, listagem no quadro-verde dos locais observados pelas crianças, cópia no caderno das palavras listadas e separação em sílabas das mesmas, leitura silenciosa e oral da lista com produtos e seu tempo de decomposição, colagem da lista no caderno, destaque da primeira letra de cada palavra da lista e logo após ordená-las de acordo com a ordem alfabética e esta será escrita no quadro para que seja copiada pelas crianças, comparação dos tempos de decomposição, ordenando-os do menor para o maior e vice-versa e a cópia dos mesmos no caderno, assistir um vídeo que versa sobre natureza e degradação, observação e identificação das formas geométricas encontradas nos recipientes colecionados, passeio de campo para observação de recipientes encontrados no pátio da Escola e na praça em frente a mesma, elaboração de um gráfico sobre os tipo de matérias encontrados, elaboração de objetos a partir das embalagens coletadas, registro fotográfico das produções para posterior montagem de um Blog, produção textual (lista, relatório)

Recursos: quadro-verde, giz, caderno, lápis, borracha, lista impressa[i], cola, celular, folha A3, PC, Laboratório de Informática, Datashow, pen drive

Avaliação: a avaliação é contínua e acompanha todo o processo de aprendizagem. A cada atividade serão realizados apontamentos sobre dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos, observando o desempenho, especificamente, da produção escrita e da linguagem, ou seja, a maneira como as crianças se expressam.

            
2ª feira
*Roda de conversa: conversa sobre o que lembram da história[ii] lida pela professora na sexta-feira, relato do que foi observado em casa
*Cada criança escreverá uma frase, no seu caderno, sobre o que observou.
As frases serão anexadas no Blog , o qual será desenvolvido com todos os registros desenvolvidos na semana, sendo eles gráficos, fotográficos e plásticos. ( O celular da professora será a mídia utilizada para fotografar, sendo que serão os alunos que farão os registros.)
*Registro no quadro-verde dos locais citados pelas crianças e o registro fotográfico do mesmo, para futura inserção no Blog[iii].
Cópia no caderno da lista acima e a separação das palavras que a compõe.
*No final da aula cada aluno mostrará a embalagem trazida de casa e a turma organizará as mesmas por tipo de material. O registro fotográfico será efetivado com vistas à inclusão no Blog.

3ª feira
*Roda de conversa sobre os recipientes trazidos de casa e organizados por tipo de material e cada grupo organizado por ordem de tamanho, podendo ser da crescente ou da decrescente. Após a organização, será fotografado para incluir no Blog.
*Leitura da lista dos tipos de materiais com os quais são confeccionados os diferentes recipientes e o tempo de decomposição de cada um na natureza.
*Vídeo exposto no Data show. 
*Listar os recipientes trazidos de casa e escrever ao lado de cada um o tempo de decomposição.
*Ordenar os números destacados da lista distribuída em ordem crescente e decrescente.
*Circular na lista, a primeira letra de cada palavra.

4ª feira
*Retomar as palavras da listagem elaborada e solicitar que as mesmas sejam organizadas de acordo com a ordem alfabética. A professora escreverá no quadro a lista organizada pelas crianças e as mesmas copiarão no caderno.
*Pesquisar em revistas palavras que iniciam com as letras que não foram contempladas ao organizar em ordem alfabética a lista citada e recortá-las para elaborar uma lista completa com todas as letras do Alfabeto. A mesma será colada em uma folha de ofício, sendo que as palavras que nomeiam os materiais trabalhados serão sublinhadas.
*Visualizar um Blog no Laboratório de Informática e inserir uma imagem naquele, exercitando para que estejam familiarizados com este gênero e com as ferramentas, para que na próxima semana possam iniciar a montagem do Blog, que será individual.

5ª feira
*Passeio de campo pelo pátio da Escola e pela Praça que fica em frente a mesma e anotação dos recipientes e os materiais com os quais foram confeccionados, durante o passeio serão feitos registros que os alunos acharem pertinentes ao tema da pesquisa.
*Montagem de um gráfico que demonstre que tipo de material foi encontrado no passeio e posterior contagem. O gráfico será montado em uma folha A3, e as marcações do mesmo serão feitas com figuras recortadas de revistas de acordo com o material a ser marcado. Este gráfico será fotografado para ser inserido no Blog.

6ª feira
*Rodinha para retomar a história A quarta-feira de Jonas[iv]. Neste momento, faremos a retomada da história oral por parte dos alunos e deste resgate, proporei que comentem o que há de similaridade entre o que fizemos nesta semana, qual  outro final ara a história que eles propõe e outros encaminhamentos que surgirem.
*Confecção de objetos com as embalagens colecionadas para a semana
*Fotografar os objetos construídos para ilustrar o Blog.
*Redação de um relatório de como foi confeccionado o objeto e o texto será acrescido ao Blog.

Observações : o Blog será o mote para a próxima semana. Na Escola há um laboratório de Informática, no


[i]
Papel: de 3 a 6 meses
Pano: de 6 meses a 1 ano
Chiclete: 5 anos
Plástico: mais de 100 anos
Borracha: tempo indeterminado
Vidro: 1 milhão de anos

[iii] A apresentação do gênero Blog será realizada após a escrita das frases, na segunda-feira.  Dentro do horário das atividades complementares, há  aulas no Laboratório de Informática uma vez por semana  e uma vez por mês o professor  responsável pelo mesmo ministra aulas de utilização das ferramentas disponíveis no PC, quais sejam, como navegar, uso do teclado, pesquisa,  do pacote Office, a utilização do Word, como salvar documentos e outros. O Blog será montado nestas aulas e ficará como suporte para posteriores trabalhos.





O planejamento foi elaborado com a intenção de oportunizar à turma diferentes situações , pois a aprendizagem é provocada por aquelas e, enquanto aprende se desenvolve e este é um  processo espontâneo.
Consoante Piaget (1972)


O desenvolvimento do conhecimento é um processo espontâneo, ligado ao processo global da embriogênese. [...]
[...] a aprendizagem é provocada por situações [...] Ela é provocada , em geral, como oposta ao que é espontâneo.


Portanto, se a aprendizagem é provocada, exige que sejam previstas situações diversas, nas diferentes áreas do conhecimento, porém havendo possibilidade da criança transitar entre as áreas do conhecimento sistematizado para realizar operações, que segundo Piaget (1972) é “a essência do conhecimento”.


REFERÊNCIAS:

PIAGET, Jean. Development and learning. In LAVATTELLY, C. S. e STENDLER, F. Reading in child behavior and development. New York: Hartcourt Brace Janovich, 1972. (Trad.: Paulo F. Slomp, prof. FACED/UFRGS. Revisão: Fernando Becker, PPGEdu-UFRGS) Disponível em : https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2106021/mod_resource/content/1/Texto%20Desenvolvimento%20e%20aprendizagem%20de%20Jean%20Piaget%20.pdf Acesso: 07/02/2019





                  


                          Teorias e teóricos: retomada para estudos

Devido à proximidade do Estágio e da produção do TCC, elaborei um plano de estudos que visa construir um arcabouço robusto para que a escrita seja assentada sobre pilares consistentes. Para tanto, retornei às leituras indicadas pelas Interdisciplinas  dos Eixos anteriores e, ao revisitá-los, escolhi para iniciar, os textos indicados por Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II, Eixo VI, Módulo 4.[i]
Ao reler os textos e acessar a reflexão realizada sobre os mesmos, fui remetida aos estudos realizados na Interdisciplina  Corporeidade – Epistemologia e vivências do aprender[ii], Eixo VIII, que foram provocativos e elucidativos no que se refere à construção da subjetividade humana através das interações com o meio e com o Outro.
Conforme Lajonquière ( 1993, p. 33) apud Piaget (1973ª: 337) “ o indivíduo não atinge suas(...) construções intelectuais senão na medida em que é a sede de interações coletivas”.
Dessa maneira, seguirei prospectando teorias e teóricos a partir das indicações que foram realizadas até o momento. A Academia tem como pressuposto ofertar o conhecimento sistematizado e partindo deste, o sujeito poderá perseverar na pesquisa.

REFERÊNCIAS:

LAJONQUIÈRE. Leandro de. De Piaget a Freud: para repensar as aprendizagens. A (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992


[i] https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=46338
[ii] https://moodle.ufrgs.br/mod/forum/view.php?id=1608252

domingo, 3 de fevereiro de 2019




                                       Justificativa e Análise

Com o propósito de analisar a justificativa elaborada após a adaptação de um jogo digital para a faixa etária na qual eu lecionava no ano de 2016, solicitação feita por Annamaria Píffero Rangel, professora na Interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática em 2016/01[i], pesquisei em outra área de conhecimento, qual seja, a Neurociência com enfoque para a Educação e, nesta foi possível ampliar a compreensão do envolvimento da Linguagem no desenvolvimento de habilidades envolvidas em algumas operações matemáticas.
A justificativa pode ser encontrada neste link[ii], porém preferi copiá-la para agilizar a leitura da mesma e da análise.
“Compreender os significados dos objetos exige conhecimento da língua materna e estas habilidades estão envolvidas na “leitura do mundo”. Sem dúvida alguma a escola é um espaço no qual as crianças podem ser estimuladas a interagir com os pares, adultos, objetos e teorias e a partir destas ações construir suas próprias teorias a respeito do mundo que a cerca. Portanto, a matemática e a língua materna estão intimamente ligadas, pois a razão e a afetividade são inerentes aquelas.”
Na justificativa, demonstro que as interações com o meio e os pares como também o desenvolvimento da língua materna são exigências para a compreensão dos objetos e consoante Cosenza e Guerra (2011, p. 113)

As crianças têm habilidades para lidar com somas e subtrações e começam a apreender a contar aos 2 anos, paralelamente ao grande desenvolvimento da linguagem que ocorre nesta época. As operações matemáticas precisas vão depender da maturação das áreas corticais da linguagem.


Ainda Cosenza e Guerra (2011, p.114)

Por outro lado, sabe-se que o senso numérico pode ser aperfeiçoado por meio de jogos e outras atividades promovidas pela interação social. Essas intervenções parecem aumentar a habilidade de utilizar a fileira mental dos números.


Portanto, é possível concluir que há interdependência entre operações matemáticas e maturação da linguagem.

REFERÊNCIAS:
COSENZA. Ramon M. Neurociência e educação: como o cérebro aprende/ Ramon M. Cosenza, Leonor B. Guerra. – Porto Alegre: Artmed, 2011
______ibdem.









[i] https://moodle.ufrgs.br/mod/forum/view.php?id=1100907
[ii] https://moodle.ufrgs.br/mod/forum/discuss.php?d=146449

                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...