PLANEJAMENTO SEMANAL
( 20H )
Áreas de Conhecimento:
Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Humanas
Ano: 2º
Turma: 25
Ano: 2º
Turma: 25
Objetivos:
Identificar
materiais recicláveis e não recicláveis
Classificar
diferentes tipos de materiais
Expressar
ideias com clareza
Comparar
quantidades
Ordenar
os números em ordem crescente e decrescente
Escolher
diferentes momentos para fazer um registro fotográfico
Construir
relações entre danos ambientais e descarte incorreto de materiais não
recicláveis
Listar
diferentes objetos a partir do tipo de material
Elaborar
objetos a partir de sucatas
Organizar
as palavras em ordem alfabética
Separar
palavras em sílabas
Conhecimentos prévios: os alunos
observarão em casa os locais onde há lixo acumulado e coletarão um recipiente
descartado pela família para trazer para a sala de aula
Estratégias: roda de
conversa, listagem no quadro-verde dos locais observados pelas crianças, cópia
no caderno das palavras listadas e separação em sílabas das mesmas, leitura
silenciosa e oral da lista com produtos e seu tempo de decomposição, colagem da
lista no caderno, destaque da primeira letra de cada palavra da lista e logo
após ordená-las de acordo com a ordem alfabética e esta será escrita no quadro
para que seja copiada pelas crianças, comparação dos tempos de decomposição,
ordenando-os do menor para o maior e vice-versa e a cópia dos mesmos no
caderno, assistir um vídeo que versa sobre natureza e degradação, observação e
identificação das formas geométricas encontradas nos recipientes colecionados,
passeio de campo para observação de recipientes encontrados no pátio da Escola
e na praça em frente a mesma, elaboração de um gráfico sobre os tipo de
matérias encontrados, elaboração de objetos a partir das embalagens coletadas,
registro fotográfico das produções para posterior montagem de um Blog, produção
textual (lista, relatório)
Recursos: quadro-verde, giz, caderno, lápis,
borracha, lista impressa[i],
cola, celular, folha A3, PC, Laboratório de Informática, Datashow, pen drive
Avaliação: a avaliação
é contínua e acompanha todo o processo de aprendizagem. A cada atividade serão
realizados apontamentos sobre dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos,
observando o desempenho, especificamente, da produção escrita e da linguagem,
ou seja, a maneira como as crianças se expressam.
2ª feira
*Roda
de conversa: conversa sobre o que lembram da história[ii] lida pela
professora na sexta-feira, relato do que foi observado em casa
*Cada
criança escreverá uma frase, no seu caderno, sobre o que observou.
As
frases serão anexadas no Blog , o qual será desenvolvido com todos os registros
desenvolvidos na semana, sendo eles gráficos, fotográficos e plásticos. ( O
celular da professora será a mídia utilizada para fotografar, sendo que serão
os alunos que farão os registros.)
*Registro
no quadro-verde dos locais citados pelas crianças e o registro fotográfico do
mesmo, para futura inserção no Blog[iii].
Cópia
no caderno da lista acima e a separação das palavras que a compõe.
*No
final da aula cada aluno mostrará a embalagem trazida de casa e a turma
organizará as mesmas por tipo de material. O registro fotográfico será
efetivado com vistas à inclusão no Blog.
3ª feira
*Roda
de conversa sobre os recipientes trazidos de casa e organizados por tipo de
material e cada grupo organizado por ordem de tamanho, podendo ser da crescente
ou da decrescente. Após a organização, será fotografado para incluir no Blog.
*Leitura
da lista dos tipos de materiais com os quais são confeccionados os diferentes
recipientes e o tempo de decomposição de cada um na natureza.
*Vídeo exposto no Data show.
*Listar
os recipientes trazidos de casa e escrever ao lado de cada um o tempo de
decomposição.
*Ordenar
os números destacados da lista distribuída em ordem crescente e decrescente.
*Circular
na lista, a primeira letra de cada palavra.
4ª feira
*Retomar
as palavras da listagem elaborada e solicitar que as mesmas sejam organizadas
de acordo com a ordem alfabética. A professora escreverá no quadro a lista
organizada pelas crianças e as mesmas copiarão no caderno.
*Pesquisar
em revistas palavras que iniciam com as letras que não foram contempladas ao
organizar em ordem alfabética a lista citada e recortá-las para elaborar uma
lista completa com todas as letras do Alfabeto. A mesma será colada em uma
folha de ofício, sendo que as palavras que nomeiam os materiais trabalhados
serão sublinhadas.
*Visualizar
um Blog no Laboratório de Informática e inserir uma imagem naquele, exercitando
para que estejam familiarizados com este gênero e com as ferramentas, para que
na próxima semana possam iniciar a montagem do Blog, que será individual.
5ª feira
*Passeio
de campo pelo pátio da Escola e pela Praça que fica em frente a mesma e
anotação dos recipientes e os materiais com os quais foram confeccionados,
durante o passeio serão feitos registros que os alunos acharem pertinentes ao
tema da pesquisa.
*Montagem
de um gráfico que demonstre que tipo de material foi encontrado no passeio e
posterior contagem. O gráfico será montado em uma folha A3, e as marcações do
mesmo serão feitas com figuras recortadas de revistas de acordo com o material
a ser marcado. Este gráfico será fotografado para ser inserido no Blog.
6ª feira
*Rodinha
para retomar a história A quarta-feira de Jonas[iv].
Neste momento, faremos a retomada da história oral por parte dos alunos e deste
resgate, proporei que comentem o que há de similaridade entre o que fizemos
nesta semana, qual outro final ara a
história que eles propõe e outros encaminhamentos que surgirem.
*Confecção
de objetos com as embalagens colecionadas para a semana
*Fotografar
os objetos construídos para ilustrar o Blog.
*Redação
de um relatório de como foi confeccionado o objeto e o texto será acrescido ao
Blog.
Papel: de 3 a 6 meses
Pano: de 6 meses a 1 ano
Chiclete: 5 anos
Plástico: mais de 100 anos
Borracha: tempo indeterminado
Vidro: 1 milhão de anos
[iii] A
apresentação do gênero Blog será realizada após a escrita das frases, na
segunda-feira. Dentro do horário das
atividades complementares, há aulas no
Laboratório de Informática uma vez por semana
e uma vez por mês o professor
responsável pelo mesmo ministra aulas de utilização das ferramentas
disponíveis no PC, quais sejam, como navegar, uso do teclado, pesquisa, do pacote Office, a utilização do Word, como
salvar documentos e outros. O Blog será montado nestas aulas e ficará como
suporte para posteriores trabalhos.
O
planejamento foi elaborado com a intenção de oportunizar à turma diferentes
situações , pois a aprendizagem é provocada por aquelas e, enquanto aprende se
desenvolve e este é um processo
espontâneo.
Consoante
Piaget (1972)
O desenvolvimento do conhecimento é um processo espontâneo, ligado ao
processo global da embriogênese. [...]
[...] a aprendizagem é provocada por situações [...] Ela é provocada ,
em geral, como oposta ao que é espontâneo.
Portanto, se a aprendizagem é provocada, exige que
sejam previstas situações diversas, nas diferentes áreas do conhecimento, porém
havendo possibilidade da criança transitar entre as áreas do conhecimento
sistematizado para realizar operações, que segundo Piaget (1972) é “a essência
do conhecimento”.
REFERÊNCIAS:
PIAGET, Jean. Development and
learning. In LAVATTELLY, C. S. e STENDLER, F. Reading in child behavior and
development. New York: Hartcourt Brace Janovich, 1972. (Trad.: Paulo F. Slomp,
prof. FACED/UFRGS. Revisão: Fernando
Becker, PPGEdu-UFRGS) Disponível em : https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2106021/mod_resource/content/1/Texto%20Desenvolvimento%20e%20aprendizagem%20de%20Jean%20Piaget%20.pdf
Acesso: 07/02/2019