quinta-feira, 15 de outubro de 2015



Parabéns a todas e todos que lapidam! Que este seja um dia de reflexão e alegria. Dia 15 de Outubro dia de toda (o) aquela (e) que escolhe e se constrói aprendendo/ensinando.




                                                            "Eu vi um sonho"
                                    “Sentiu-se mal, retirou-se da projeção, foi ajudado por uma funcionária do cinema, e só adiante deu-se conta do que ocorrera: ele se lembrou de uma coisa desagradável que procurara apagar da memória,...” trecho da autobiografia de Akira Kurosawa.
                                       Aos sete anos o menino Akira descobre que pode amar a escola, os estudos e o desenho. Este foi a chave para a descoberta, pois ter seu desenho apreciado pelo professor e ainda receber a nota máxima despertou nele o desejo de permanecer em um universo até então inóspito. A lembrança desagradável já havia se instalado no inconsciente.
                                       Descobriu-se amante dos riscos e na busca pelo aperfeiçoamento do traço e do uso das cores busca inspiração nos livros. Um dia flerta com Cézanne, no outro com Van Gogh. Um dia sonha com o pintor de Vaso de Quinze Girassóis e o sonho torna-se roteiro cotidiano.
                                       Para o diretor, " mais surpreendente é a capacidade de expressão desenvolvida por nosso cérebro para dar forma aos sonhos. Quando sonha, todo homem é um gênio, é audacioso e intrépido como um gênio”.
                                      Em um "Dostoievski", O sonho de um homem ridículo (1877) ,  Akira Kurosawa entusiasma-se com a ideia desenvolvida sobre o sonho. "No conto de Dostoievski o personagem narrador diz que é ridículo desde que nasceu; que na escola, na universidade, quanto mais aprendia mais obrigado se via a reconhecer sua condição de pessoa ridícula; sabia que era ridículo mas passara a duvidar de sua condição de ridículo depois de sonhar um sonho bonito demais para ser sonhado por uma pessoa ridícula..."
                                      O menino ilustrador "viu um sonho", anotou-o e muitos outros que sonhou e deste manancial retirou cores, traços, memórias e se pôs a "contar para não esquecer"e o que contou está em Sonhos (1990), filme exibido fora da competição no Festival de Cannes no mesmo ano.






http://www.escrevercinema.com/kuorosawasonhos.htm
                                      
                                     
                                     

segunda-feira, 12 de outubro de 2015





           "O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de vez em quando olhar para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...
Sei ter o oasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo..."
                            Escreveu o poeta Fernando Pessoa


E Van Gogh pintou o assombro essencial

Não deixar que nos escape o arquétipo da Criança que ao deslumbrar-se com as gentes, cheiros, seres variados, com o Sol do girassol permaneça inteira na inteireza necessária para percorrer ereta o caminho.


domingo, 11 de outubro de 2015

Em meio aos escombros da alma há um cantinho reservado para sonhar. Em um espaço/tempo
que não admite memória surge algo que remete a possibilidade de futuro fugaz. Cenários distintos para destinos semelhantes. 





    "Estudem! Senão vocês vão ver! Minha prova é para valer!"

    A atualidade desta afirmação me assombrou ao pesquisar e conhecer o autor que a proferiu. Jan Amos Komenský ou Comenius, autor da Didática Magna publicada em 1632. O espanto se deve ao fato de que ainda hoje escutamos "ameaças" para que o estudante preste atenção, estude para a prova, faça as tarefas.
   Conhecer a história dos primórdios da instituição escolar, esse modelo que preconiza um professor para vários alunos que vigora desde o século XVI nos possibilita refletir sobre nosso posicionamento diante da criança ou adolescente do século XXI. Como planejo? Como executo? Avalio ou examino?
   O professor Cipriano Luckesi oferece um estudo seminal sobre essas questões. No link abaixo ele fala sobre a história da escola e o sistema de avaliação que remonta ao século XVI.


.   https://www.youtube.com/watch?v=NbHdgMGV1y0

                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...