Afeto e construção do conhecimento
Estamos nos encaminhando para o encerramento de
mais uma edição da PEAD/UAB/UFRGS, e neste momento, fomos provocadas para
outra reflexão sobre aprendizagens e descobertas
neste último período.
Enquanto professora que tenta refletir durante o
processo de elaboração, interação e avaliação, fui sendo instigada tanto pelas leituras que
as Interdisciplinas do Eixo VIII propuseram, quanto pelos alunos que demandaram
atenção, foco, estudo, amorosidade constantes. Indissociável a acadêmica da profissional,
uma está entrelaçada a outra.
De fato, a Interdisciplina que contribuiu neste
semestre, com a potência necessária para a reflexão indispensável à prática
docente foi Corporeidade – Epistemologia
e vivências do aprender, esta tendo como professora Tania Beatriz Iwaszko Marques.
Por exemplo, fomos convidadas para assistir vários
vídeos e ler artigos sobre
Neuroeducação, afeto, “o cérebro social” e depois deveríamos participar de
fóruns, argumentando e comentando postagens das colegas e, as atividades foram
muito bem recebidas por todas as colegas participantes, havendo postagens muito
interessantes, as quais serviram e servirão para a continuidade dos estudos.
Para exemplificar como foram importantes para a
reflexão, as indicações feitas pela professora da Interdisciplina, cito a postagem
que fiz no Fórum
Emoção e Corporeidade, Módulo 4, na qual discorri sobre a emoção no
cotidiano escolar e naquela cito vários autores que contribuem para a
construção do arcabouço necessário à reflexão-ação.
Também é possível asseverar que após os estudos na
Interdisciplina torna-se indispensável a continuidade ds pesquisas no que se refere à construção do conhecimento
como resultado das interações do sujeito com/no meio e com os pares e que
aquelas necessitam de planejamento no que se refere ao cotidiano escolar, mas
também exigem que sejam aproveitadas as situações resultantes dos encontros
dados pela espontaneidade, ou seja, planejar e avaliar estarão sujeitas à natureza
das relações, também.
Enfim, os afetos, as interações, o estudo sistematizado,
planejar e avaliar estarão em constante tensão, pois os sujeitos necessitarão
acomodar-se ás constantes provocações que aqueles oferecem e as aprendizagens e
o desenvolvimento serão assim constituídos.