segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019



                             Afeto e construção do conhecimento

Estamos nos encaminhando para o encerramento de mais uma edição da PEAD/UAB/UFRGS, e neste momento, fomos provocadas para outra  reflexão sobre aprendizagens e descobertas neste último período.
Enquanto professora que tenta refletir durante o processo de elaboração, interação e avaliação,  fui sendo instigada tanto pelas leituras que as Interdisciplinas do Eixo VIII propuseram, quanto pelos alunos que demandaram atenção, foco, estudo, amorosidade constantes. Indissociável a acadêmica da profissional, uma está entrelaçada a outra.
De fato, a Interdisciplina que contribuiu neste semestre, com a potência necessária para a reflexão indispensável à prática docente foi  Corporeidade – Epistemologia e vivências do aprender, esta tendo como professora Tania Beatriz Iwaszko Marques.
Por exemplo, fomos convidadas para assistir vários vídeos e ler  artigos sobre Neuroeducação, afeto, “o cérebro social” e depois deveríamos participar de fóruns, argumentando e comentando postagens das colegas e, as atividades foram muito bem recebidas por todas as colegas participantes, havendo postagens muito interessantes, as quais serviram e servirão para a continuidade dos estudos.
Para exemplificar como foram importantes para a reflexão, as indicações feitas pela professora da Interdisciplina, cito a postagem que fiz no Fórum Emoção e Corporeidade, Módulo 4, na qual discorri sobre a emoção no cotidiano escolar e naquela cito vários autores que contribuem para a construção do arcabouço necessário à reflexão-ação.
Também é possível asseverar que após os estudos na Interdisciplina torna-se indispensável a continuidade ds pesquisas  no que se refere à construção do conhecimento como resultado das interações do sujeito com/no meio e com os pares e que aquelas necessitam de planejamento no que se refere ao cotidiano escolar, mas também exigem que sejam aproveitadas as situações resultantes dos encontros dados pela espontaneidade, ou seja, planejar e avaliar estarão sujeitas à natureza das relações, também.
Enfim, os afetos, as interações, o estudo sistematizado, planejar e avaliar estarão em constante tensão, pois os sujeitos necessitarão acomodar-se ás constantes provocações que aqueles oferecem e as aprendizagens e o desenvolvimento serão assim constituídos.


                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...