domingo, 22 de setembro de 2019



                                     
                        Saberes: apropriação e produção    
Chegar ao termo de uma ação. Refletir sobre o percurso, elencando incertezas, questionamentos, êxitos e propósitos, para tecer um panorama que possibilite vislumbrar os próximos passos, pois a ação planejada e concluída é parte de um processo em aberto, que seguirá e terá como referencial as conclusões possíveis e as dúvidas temporárias que surgiram enquanto o Estágio Obrigatório, ação levada à termo, foi sendo desenvolvido. 
As conclusões e as dúvidas foram resultado da dinâmica que é pertinente ao cotidiano de uma sala de aula, ou seja, as interações aluno - aluno; professor - aluno; aluno - objeto de estudo - professor; aluno - meio - professor e outras e aquelas possibilitaram uma reorganização nas formulações, adequação nos planejamentos e estes movimentos proporcionaram a reflexão necessária para atingir os objetivos propostos para o período previsto à conclusão do Estágio. 
Com o objetivo de oferecer aos alunos condições para que sejam “proficientes em leitura para que se apropriem e produzam saberes organizados na sociedade letrada” (Borgatto et al, 2014, p. 338), o planejamento foi desenvolvido contemplando vários gêneros textuais e atividades sistematizadas que possibilitaram que a leitura, o estudo e a interpretação dos textos fossem tanto conteúdo quanto fruição. 
Uma dúvida que acompanhou parte do desenvolvimento do estágio foi quais os gêneros que deveriam ser privilegiados, pois como há acesso restrito dos alunos a livros nas suas casas, são poucos os gêneros conhecidos por aqueles, portanto foi necessário procurar argumentações sobre o assunto e estas foram dirimindo as dúvidas sobre como proceder. 
Conclusão potente que fundamentou parte importante do trabalho, no período do estágio, foi o quanto a leitura em sala de aula pode ser ferramenta para o desenvolvimento da criança, no que se refere ao cognitivo e ao social, pois aquela provoca sentimentos, sugere ambientes reais e imaginários, desafia o uso da linguagem tanto formal como a do cotidiano, oferece espaço para a troca de saberes e opiniões, portanto um objeto a ser sistematizado. 
Em vista disso, é possível antever um arcabouço robusto sobre o qual será escrito o trabalho de conclusão do Curso PEAD, tendo como fio condutor o planejamento e as reflexões realizadas concomitantemente ao encerramento de cada semana de estágio. 
Refêrencias:
BORGATTO, Ana Maria Trinconi. BERTIN, Teresinha Costa Hashimoto. MARCHEZI, Vera Lúcia de Carvalho. Ápis: letramento e alfabetização. 2. Ed. São Paulo: Ática, 2014.

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