Saberes: apropriação e produção
Chegar ao termo de uma
ação. Refletir sobre o percurso, elencando incertezas, questionamentos,
êxitos e propósitos, para tecer um panorama que possibilite vislumbrar os
próximos passos, pois a ação planejada e concluída é parte de um processo
em aberto, que seguirá e terá como referencial as conclusões possíveis e
as dúvidas temporárias que surgiram enquanto o Estágio Obrigatório, ação
levada à termo, foi sendo desenvolvido.
As conclusões e as dúvidas
foram resultado da dinâmica que é pertinente ao cotidiano de uma sala de
aula, ou seja, as interações aluno - aluno; professor - aluno; aluno -
objeto de estudo - professor; aluno - meio - professor e outras e aquelas
possibilitaram uma reorganização nas formulações, adequação nos planejamentos
e estes movimentos proporcionaram a reflexão necessária para atingir os
objetivos propostos para o período previsto à conclusão do Estágio.
Com o objetivo de oferecer
aos alunos condições para que sejam “proficientes em leitura para que se
apropriem e produzam saberes organizados na sociedade letrada” (Borgatto
et al, 2014, p. 338), o planejamento foi desenvolvido contemplando vários
gêneros textuais e atividades sistematizadas que possibilitaram que a
leitura, o estudo e a interpretação dos textos fossem tanto conteúdo
quanto fruição.
Uma dúvida que acompanhou
parte do desenvolvimento do estágio foi quais os gêneros que deveriam ser
privilegiados, pois como há acesso restrito dos alunos a livros nas suas
casas, são poucos os gêneros conhecidos por aqueles, portanto foi
necessário procurar argumentações sobre o assunto e estas foram dirimindo
as dúvidas sobre como proceder.
Conclusão potente que
fundamentou parte importante do trabalho, no período do estágio, foi o
quanto a leitura em sala de aula pode ser ferramenta para o
desenvolvimento da criança, no que se refere ao cognitivo e ao social,
pois aquela provoca sentimentos, sugere ambientes reais e imaginários,
desafia o uso da linguagem tanto formal como a do cotidiano, oferece
espaço para a troca de saberes e opiniões, portanto um objeto a ser
sistematizado.
Em vista disso, é possível
antever um arcabouço robusto sobre o qual será escrito o trabalho de
conclusão do Curso PEAD, tendo como fio condutor o planejamento e as
reflexões realizadas concomitantemente ao encerramento de cada semana de
estágio.
Refêrencias:
BORGATTO,
Ana Maria Trinconi. BERTIN, Teresinha Costa Hashimoto. MARCHEZI, Vera Lúcia de
Carvalho. Ápis: letramento e
alfabetização. 2. Ed. São Paulo: Ática, 2014.
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