Análise
e Síntese
Analisar
e sintetizar ideias elaboradas por aquelas e aqueles que se debruçam sobre
desenvolvimento e aprendizagem instiga à pesquisa e à reflexão, portanto a atividade
proposta pela Interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sobre o
enfoque da Psicologia II contribuiu para o arcabouço necessário para todas e
todos que pretendem aprimorar os estudos referentes à Educação.
Em Epistemologia
Genética, a professora Tania Beatriz Iwaszko Marques define a
teoria desenvolvida pelo biólogo suíço Jean Piaget, qual seja, Epistemologia
Genética. A teoria em questão estuda a origem do conhecimento a partir das
interações entre sujeito e objeto e aquela é denominada Interacionista, pois parte do pressuposto de que a “origem do
conhecimento está na síntese entre as condições internas do sujeito e do meio,
entre a maturação e a experiência adquirida.”(Marques, 2008, p.2)
Jean
Piaget, em Desenvolvimento e Aprendizagem[i], demonstra que
desenvolvimento e aprendizagem são diferentes e para tal, assevera que “o
desenvolvimento do conhecimento é espontâneo” e a “aprendizagem é provocada por
situações”. O cientista sustenta que o desenvolvimento está imbricado à embriogênese
e que a aprendizagem necessita de provocações externas ao sujeito.
Ao
analisar os modelos construtivista e não construtivista, Lino de Macedo em O
construtivismo e sua função educacional, demonstra que aqueles são
“complementares e irredutíveis”, que a linguagem é ferramenta potente na visão
não construtivista e as ações do sujeito instrumento imprescindível na visão
construtivista, porém nem um nem outro podem ser descartados, pois de acordo
com o autor “construtivismo e não construtivismo são duas formas de produção de
conhecimento. O problema é diferenciá-las e integrá-las; é saber, repito,
quando e como operá-los em proveito da educação da criança.”(Macedo, 1993,p.5)
O
vídeo Introdução à Psicologia do
Desenvolvimento[ii]
demonstra através de depoimentos de diferentes estudiosos a base sobre a qual
Jean Piaget construiu a teoria que fundamenta a Psicologia do Desenvolvimento,
ou seja, a Epistemologia Genética. É comprovado que há fatores que explicam o
desenvolvimento das estruturas operatórias e aqueles são maturação,
experiência, transmissão social e equilibração.
José
Antonio Castorina, professor da Universidade de Buenos Aires, no vídeo Jean Piaget: aprendizagem e conhecimento
escolar[iii],
propõe diálogo e reflexão à partir da Epistemologia Genética sobre os
conhecimentos que as crianças constroem individualmente e coletivamente e
também o aprofundamento das formulações à respeito da criança social e
histórica que acessa a escola. De acordo com o professor, “há processos de
desequilíbrio e equilíbrio em sala de aula” e estes possibilitarão que os
estudantes possam elaborar teses a partir de conhecimentos prévios e a
resultante são reinterpretações, formulações e novas possibilidades.
Em Jean Piaget: Aprendizagem e Conhecimento
Escolar[iv]
o professor Fernando Becker discorre sobre Aprendizagem e Desenvolvimento,
sobre os fatores que incidem sobre o processo de maturação das estruturas
lógicas, comenta sobre a construção do conhecimento a partir da ação do sujeito
sobre o objeto.
O
vídeo TEDX Fernando Becker[v] apresenta o professor
Fernando Becker e sua ideia sobre dois modelos de aula, quais sejam o auditório
e o laboratório e esta análise foi apresentada em um TEDxUnisinos, qual seja, Escola - mais laboratório e menos auditório
| Fernando Becker | TEDxUnisinos[vi]
e na edição citada o professor lista verbos possíveis e necessários a serem
aplicados e sala de aula, seja um auditório, laboratório ou em outro espaço
pedagógico. Por outro lado, discorre sobre os Modelos Epistemológicos
Empirismo, Apriorismo e Interacionista e sobre aqueles faz uma breve definição,
citando exemplos.
Referências:
MACEDO, Lino. O
construtivismo e sua função educacional. Revista EDUCAÇÃO E REALIDADE, Porto
Alegre, 18(1) :25-31, jan/jun. 1993. Disponível em :
https://www.ufrgs.br/psicoeduc/piaget/o-construtivismo-e-sua-funcao-educacional/
Acesso em: 03/11/17
MARQUES, Tania Beatriz
Iwaszko. Epistemologia Genética. In: SARMENTO, Dirléia Fanfa; RAPOPORT, Andrea
e FOSSATTI, Paulo (orgs). Psicologia e educação: perspectivas teóricas
e implicações educacionais. Canoas: Salles, 2008. p.17-26 Disponível
em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2106020/mod_resource/content/1/Texto%20Epistemologia%20gen%C3%A9tica%20de%20Tania%20B.%20I.%20Marques%20.pdf
Acesso: 03/11/17
MACEDO, Lino. O
construtivismo e sua função educacional. Revista EDUCAÇÃO E REALIDADE,
Porto Alegre, 18(1) :25-31, jan/jun. 1993. Disponível em : https://www.ufrgs.br/psicoeduc/piaget/o-construtivismo-e-sua-funcao-educacional/
Acesso em: 03/11/17
PIAGET. Jean.
Desenvolvimento e Aprendizagem. Nova Iorque, 1972. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2106021/mod_resource/content/1/Texto%20Desenvolvimento%20e%20aprendizagem%20de%20Jean%20Piaget%20.pdf
Acesso: 03/11/17