segunda-feira, 13 de novembro de 2017

                                              Análise e Síntese

Analisar e sintetizar ideias elaboradas por aquelas e aqueles que se debruçam sobre desenvolvimento e aprendizagem instiga à pesquisa e à reflexão, portanto a atividade proposta pela Interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sobre o enfoque da Psicologia II contribuiu para o arcabouço necessário para todas e todos que pretendem aprimorar os estudos referentes à Educação.
Em Epistemologia Genética, a professora Tania Beatriz Iwaszko Marques define a teoria desenvolvida pelo biólogo suíço Jean Piaget, qual seja, Epistemologia Genética. A teoria em questão estuda a origem do conhecimento a partir das interações entre sujeito e objeto e aquela é denominada Interacionista, pois parte do pressuposto de que a “origem do conhecimento está na síntese entre as condições internas do sujeito e do meio, entre a maturação e a experiência adquirida.”(Marques, 2008, p.2)

Jean Piaget, em Desenvolvimento e Aprendizagem[i], demonstra que desenvolvimento e aprendizagem são diferentes e para tal, assevera que “o desenvolvimento do conhecimento é espontâneo” e a “aprendizagem é provocada por situações”. O cientista sustenta que o desenvolvimento está imbricado à embriogênese e que a aprendizagem necessita de provocações externas ao sujeito.

Ao analisar os modelos construtivista e não construtivista, Lino de Macedo em O construtivismo e sua função educacional, demonstra que aqueles são “complementares e irredutíveis”, que a linguagem é ferramenta potente na visão não construtivista e as ações do sujeito instrumento imprescindível na visão construtivista, porém nem um nem outro podem ser descartados, pois de acordo com o autor “construtivismo e não construtivismo são duas formas de produção de conhecimento. O problema é diferenciá-las e integrá-las; é saber, repito, quando e como operá-los em proveito da educação da criança.”(Macedo, 1993,p.5)

O vídeo Introdução à Psicologia do Desenvolvimento[ii] demonstra através de depoimentos de diferentes estudiosos a base sobre a qual Jean Piaget construiu a teoria que fundamenta a Psicologia do Desenvolvimento, ou seja, a Epistemologia Genética. É comprovado que há fatores que explicam o desenvolvimento das estruturas operatórias e aqueles são maturação, experiência, transmissão social e equilibração.

José Antonio Castorina, professor da Universidade de Buenos Aires, no vídeo Jean Piaget: aprendizagem e conhecimento escolar[iii], propõe diálogo e reflexão à partir da Epistemologia Genética sobre os conhecimentos que as crianças constroem individualmente e coletivamente e também o aprofundamento das formulações à respeito da criança social e histórica que acessa a escola. De acordo com o professor, “há processos de desequilíbrio e equilíbrio em sala de aula” e estes possibilitarão que os estudantes possam elaborar teses a partir de conhecimentos prévios e a resultante são reinterpretações, formulações e novas possibilidades.

Em Jean Piaget: Aprendizagem e Conhecimento Escolar[iv] o professor Fernando Becker discorre sobre Aprendizagem e Desenvolvimento, sobre os fatores que incidem sobre o processo de maturação das estruturas lógicas, comenta sobre a construção do conhecimento a partir da ação do sujeito sobre o objeto.

O vídeo TEDX Fernando Becker[v] apresenta o professor Fernando Becker e sua ideia sobre dois modelos de aula, quais sejam o auditório e o laboratório e esta análise foi apresentada em um TEDxUnisinos, qual seja, Escola - mais laboratório e menos auditório | Fernando Becker | TEDxUnisinos[vi] e na edição citada o professor lista verbos possíveis e necessários a serem aplicados e sala de aula, seja um auditório, laboratório ou em outro espaço pedagógico. Por outro lado, discorre sobre os Modelos Epistemológicos Empirismo, Apriorismo e Interacionista e sobre aqueles faz uma breve definição, citando exemplos.


Referências:
MACEDO, Lino. O construtivismo e sua função educacional. Revista EDUCAÇÃO E REALIDADE, Porto Alegre, 18(1) :25-31, jan/jun. 1993. Disponível em : https://www.ufrgs.br/psicoeduc/piaget/o-construtivismo-e-sua-funcao-educacional/ Acesso em: 03/11/17

MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Epistemologia Genética. In: SARMENTO, Dirléia Fanfa; RAPOPORT, Andrea e FOSSATTI, Paulo (orgs). Psicologia e educação: perspectivas teóricas e implicações educacionais. Canoas: Salles, 2008. p.17-26 Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2106020/mod_resource/content/1/Texto%20Epistemologia%20gen%C3%A9tica%20de%20Tania%20B.%20I.%20Marques%20.pdf Acesso: 03/11/17
MACEDO, Lino. O construtivismo e sua função educacional. Revista EDUCAÇÃO E REALIDADE, Porto Alegre, 18(1) :25-31, jan/jun. 1993. Disponível em : https://www.ufrgs.br/psicoeduc/piaget/o-construtivismo-e-sua-funcao-educacional/ Acesso em: 03/11/17
PIAGET. Jean. Desenvolvimento e Aprendizagem. Nova Iorque, 1972. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2106021/mod_resource/content/1/Texto%20Desenvolvimento%20e%20aprendizagem%20de%20Jean%20Piaget%20.pdf Acesso: 03/11/17



                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...