Releitura
O exercício da escrita exige que façamos uma leitura criteriosa para verificar se o argumento foi desenvolvido contemplando a evidência.
A Interdisciplina SI, tem oferecido espaços para a escrita, leitura e a reescrita das reflexões resultantes dos estudos de teóricos que refletiram e refletem sobre o tema Educação.
A solicitação feita pela professora Cíntia, neste primeiro momento é que elejamos duas postagens, sendo que uma deve ser qualificada, ou seja, contemple evidência e argumentação pertinente e outra que seja passível de qualificação, nos moldes exigidos à primeira.
Fazendo o exercício de leitura de minhas postagens, optei pela postagem Exercício Dialético, postada no dia 26/12/2015, como qualificada e a postagem Felicidade em Cápsulas, postada dia 08/12/2016, como a ser qualificada.
Exercício Dialético foi resultado da solicitação feita na Interdisciplina Infância de 0 a 10 Anos. Deveríamos contemplar as leituras e teóricos trabalhados durante o semestre, que ofereceram elementos para reflexão à respeito da Categoria Geracional Infância Portanto, ao reler minha escrita, verifiquei que ao discutir o conceito Infância, argumentei baseada nos referenciais trabalhados na Interdisciplina.
Felicidade em Cápsulas exige a reescrita, pois a argumentação não foi suficientemente desenvolvida.
Em suma, a escrita requer a leitura criteriosa para que evidência e argumento sejam complementares e em consequência a comunicação seja efetiva.
Felicidade em Cápsulas, um nova abordagem
Indiscutivelmente as crianças estão expostas aos mais diversos estímulos para que sejam elas a decidir sobre o que querem consumir, desde a comida até o modelo do celular. Entre aquelas e os pais há a mídia sedenta por aumentar o número de consumidores de tudo o que pode ser vendido, e entre as novidades há a venda da felicidade hoje oferecida em “frascos” de todos os feitios e tamanhos.
A mídia descobriu o quanto as crianças até os 12 anos são vulneráveis, tanto quanto as relações familiares e apostou nos talentos e investimentos para ter este filão à disposição da ferrenha disposição em aumentar os lucros.
Consequentemente as peças publicitárias são elaboradas tendo como o sujeito central a criança. Crianças felizes ao vestirem e calçarem uma determinada marca, acessando tecnologia em grupo, fazendo refeições com os pais regadas a comida instantânea. Felicidade em cápsulas. Prontas para serem vendidas a quem puder pagar o preço aferido.
Apesar disso, mesmo que família esteja fragilizada em função do tempo escasso, pode orientar as crianças no que tange aos hábitos saudáveis necessários ao pleno desenvolvimento e ter a escola como parceira nesta construção cidadã.
Apesar disso, mesmo que família esteja fragilizada em função do tempo escasso, pode orientar as crianças no que tange aos hábitos saudáveis necessários ao pleno desenvolvimento e ter a escola como parceira nesta construção cidadã.
Concluo com uma frase proferida pelo professor Mário Sérgio Cortella, proferida no Fórum Internacional Criança e Consumo, 2011,“...consumo não está atrelado às crianças, mas de fato é uma educação coletiva...”