O planejamento abaixo foi realizado após solicitação da Interdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação para que formulássemos um roteiro para elaboração de Plano de Aula.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Dados de Identificação:
Escola: Escola Pead
Professor (a): Angela Nunes e Mara Barcellos
Disciplina: Linguagem, Matemática
Série: 2º
Turma: 20
Escola: Escola Pead
Professor (a): Angela Nunes e Mara Barcellos
Disciplina: Linguagem, Matemática
Série: 2º
Turma: 20
1.
CONTEÚDOS:
·
Sequência numérica (até 20),
·
Adição e subtração;
·
Gênero textual: relatório.
2.
OBJETIVO GERAL:
Trabalhar e desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de
troca de experiências em grupos, como também desenvolver o raciocínio lógico matemático
e promover um ambiente de incentivo ao registro das atividades realizadas e dos
aprendizados resultantes.
3.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (conceituais, atitudinais e
procedimentais):
Compreender a sequência
numérica;
Realizar operações de
adição e subtração por meio de jogos;
Registrar atividades
realizadas;
Desenvolver o raciocínio
lógico matemático
Trabalhar a desenvolver
atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
4.
DESCRIÇÃO DE CADA UMA DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO
*Comparar ou ordenar quantidades por contagem; pela formulação de
hipóteses sobre a grandeza numérica, pela identificação da quantidade de
algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica;
*Resolver e elaborar problemas aditivos envolvendo os significados de
juntar e acrescentar quantidades, separar e retirar quantidades, comparar e
completar quantidades, em situações de contexto familiar e utilizando o cálculo
mental ou outras estratégias pessoais.
* Incentivar a escrita de um relatório que deve conter como foi o jogo
(regras, dificuldades, êxitos)
* Construção dos tabuleiros e dados.
5.
RECURSOS NECESSÁRIOS
10 tabuleiros com numeração até 12 e 2 dados ( confeccionado em
material reciclável)
24 tampinhas de garrafas Pet
200 tampinhas
Quadro verde
Giz
Blocos individuais (anotações dos cálculos)
Cadernos, lápis e borrachas.
6.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (CRITÉRIOS E
INSTRUMENTOS)
A avaliação acontecerá com base nas atividades desenvolvidas
diariamente, através de registros diários para cada aluno, de modo a poder
acompanhar os avanços de cada um, com relação à identificação dos números,
sequência numérica, operações que foram trabalhadas nessa aula. Dessa forma, é
possível, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas soluções para
que efetivamente eles aprendam. A observação será sobre as hipóteses dos alunos,
verificando se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades,
pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.