quinta-feira, 31 de maio de 2018




O planejamento abaixo foi realizado após solicitação da Interdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação para que formulássemos um roteiro para elaboração de Plano de Aula.

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

Dados de Identificação:
Escola: Escola Pead
Professor (a):
Angela Nunes e Mara Barcellos
Disciplina:  Linguagem, Matemática 
Série: 2º
Turma:  20


1.     CONTEÚDOS:
·       Sequência numérica (até 20),
·       Adição e subtração;
·       Gênero textual: relatório.


2.     OBJETIVO GERAL:
Trabalhar e desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos, como também desenvolver o raciocínio lógico matemático e promover um ambiente de incentivo ao registro das atividades realizadas e dos aprendizados resultantes.

3.     OBJETIVOS ESPECÍFICOS (conceituais, atitudinais e procedimentais):
         Identificar os números;

        Compreender a sequência numérica;

         Realizar operações de adição e subtração por meio de jogos;

        Registrar atividades realizadas;

        Desenvolver o raciocínio lógico matemático

       Trabalhar a desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.


4.     DESCRIÇÃO DE CADA UMA DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO
 *Utilizar diferentes estratégias para quantificar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade: contagem oral, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos;
*Comparar ou ordenar quantidades por contagem; pela formulação de hipóteses sobre a grandeza numérica, pela identificação da quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica;
*Resolver e elaborar problemas aditivos envolvendo os significados de juntar e acrescentar quantidades, separar e retirar quantidades, comparar e completar quantidades, em situações de contexto familiar e utilizando o cálculo mental ou outras estratégias pessoais.
* Incentivar a escrita de um relatório que deve conter como foi o jogo (regras, dificuldades, êxitos)
* Construção dos tabuleiros e dados.


5.     RECURSOS NECESSÁRIOS
10 tabuleiros com numeração até 12 e 2 dados ( confeccionado em material reciclável)
24 tampinhas de garrafas Pet
200 tampinhas
Quadro verde
Giz
Blocos individuais (anotações dos cálculos)
Cadernos, lápis e borrachas.


6.     AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS)
A avaliação acontecerá com base nas atividades desenvolvidas diariamente, através de registros diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação à identificação dos números, sequência numérica, operações que foram trabalhadas nessa aula. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas soluções para que efetivamente eles aprendam. A observação será sobre as hipóteses dos alunos, verificando se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas ajudarão no processo de formação do aluno.


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