Escola Democrática X Autoritária
Com
o propósito de criar condições para que a turma refletisse sobre modelos
possíveis de escola, a Interdisciplina Seminário Integrador/VII indicou o vídeo Escola
Democrática[i],
que apresenta através de um curta-metragem, uma instituição que não oportuniza
aos estudantes possibilidades para que eles possam criar alternativas aos
padrões de interações ofertados pela escola tradicional, ou seja, a película
apresenta um roteiro que choca o expectador, pois vai à contramão da
democracia.
“O
que caracteriza uma escola democrática?”[ii]
De
acordo com Vitor
Paro “[...] em essência, como fundamento de princípio, a democracia envolve
a convivência entre os sujeitos que se afirmam como tais [...]”
Em
Escola Democrática
foi possível verificar que os alunos da escola em questão não têm oportunidade
de fruírem momentos juntos aos pares sem que haja mediação dos professores
daquela e estes não comungam da tese de que é necessário haver espaços e
interações capazes de abarcar a diversidade inerente ao humano e suas
consequências, que são ideias diversas, soluções diferentes daquelas elencadas
pelo currículo, portanto os indivíduos em questão “não se afirmam como tais” (Paro)
Ainda
Paro
“O
mais importante da democracia na escola não se faz nesses colegiados (instâncias
coletivas), [...] não se faz do professor com o diretor. O mais importante, aquilo
que deve orientar tudo, senão não adianta administração nenhuma, é uma relação
entre o educador e o educando que precisa necessariamente ser uma relação de
respeito à subjetividade do aluno e o aluno como sujeito respeitando a subjetividade
do professor.”[iii]
Pelo
contrário, a gestão escolar na escola em questão é autoritária, não permitindo
que haja respeito do professor pelas construções, ideias, soluções advindas dos
discentes, portanto há uma linha ditatorial que rege o currículo, engessando o
trabalho docente.
Em
consequência da gestão autoritária, o trabalho dos professores no que tange ao
planejamento é permeado por escolhas de estratégias de ensino que impedem a
aprendizagem, impedindo que alunos e professores sejam “aprendizes-ensinantes”
uns dos outros.
Conforme
Becker
“esta
pedagogia, legitimada pela epistemologia empirista, configura o próprio quadro
da reprodução da ideologia; reprodução do autoritarismo, da coação, da heteronomia,
da subserviência, do silêncio, da morte da crítica, da criatividade, da curiosidade.
Nessa sala de aula, nada de novo acontece: velhas perguntas são respondidas com
velhas respostas.” Becker, ,p.3)
Enfim,
o vídeo proporcionou boas reflexões sobre a escola que estamos construindo e as
possibilidades de inferir para que aquela seja um espaço democrático.
Referências:
BECKER. Fernando. Modelos pedagógicos e modelos
epistemológicos. Disponível em: file:///D:/User/Documents/Fernando%20Becker%20Modelos%20Pedag%C3%B3gicos%20e%20Epistemol%C3%B3gicos.pdf
Acesso: 28/05/18
PARO. Vitor. Gestão Escolar 31 - O que caracteriza
uma escola democrática? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pGG3Or2WhQ8&t=3s
Acesso: 28/05/18
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