segunda-feira, 28 de maio de 2018


                    
               Escola Democrática X Autoritária

Com o propósito de criar condições para que a turma refletisse sobre modelos possíveis de escola, a Interdisciplina Seminário Integrador/VII indicou o vídeo Escola Democrática[i], que apresenta através de um curta-metragem, uma instituição que não oportuniza aos estudantes possibilidades para que eles possam criar alternativas aos padrões de interações ofertados pela escola tradicional, ou seja, a película apresenta um roteiro que choca o expectador, pois vai à contramão da democracia.
“O que caracteriza uma escola democrática?”[ii]
De acordo com Vitor Paro “[...] em essência, como fundamento de princípio, a democracia envolve a convivência entre os sujeitos que se afirmam como tais [...]”
Em Escola Democrática foi possível verificar que os alunos da escola em questão não têm oportunidade de fruírem momentos juntos aos pares sem que haja mediação dos professores daquela e estes não comungam da tese de que é necessário haver espaços e interações capazes de abarcar a diversidade inerente ao humano e suas consequências, que são ideias diversas, soluções diferentes daquelas elencadas pelo currículo, portanto os indivíduos em questão “não se afirmam como tais” (Paro)
Ainda Paro

“O mais importante da democracia na escola não se faz nesses colegiados (instâncias coletivas), [...] não se faz do professor com o diretor. O mais importante, aquilo que deve orientar tudo, senão não adianta administração nenhuma, é uma relação entre o educador e o educando que precisa necessariamente ser uma relação de respeito à subjetividade do aluno e o aluno como sujeito respeitando a subjetividade do professor.”[iii]


Pelo contrário, a gestão escolar na escola em questão é autoritária, não permitindo que haja respeito do professor pelas construções, ideias, soluções advindas dos discentes, portanto há uma linha ditatorial que rege o currículo, engessando o trabalho docente.
Em consequência da gestão autoritária, o trabalho dos professores no que tange ao planejamento é permeado por escolhas de estratégias de ensino que impedem a aprendizagem, impedindo que alunos e professores sejam “aprendizes-ensinantes” uns dos outros.
Conforme Becker

“esta pedagogia, legitimada pela epistemologia empirista, configura o próprio quadro da reprodução da ideologia; reprodução do autoritarismo, da coação, da heteronomia, da subserviência, do silêncio, da morte da crítica, da criatividade, da curiosidade. Nessa sala de aula, nada de novo acontece: velhas perguntas são respondidas com velhas respostas.” Becker,    ,p.3)

Enfim, o vídeo proporcionou boas reflexões sobre a escola que estamos construindo e as possibilidades de inferir para que aquela seja um espaço democrático.

Referências:
BECKER. Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Disponível em: file:///D:/User/Documents/Fernando%20Becker%20Modelos%20Pedag%C3%B3gicos%20e%20Epistemol%C3%B3gicos.pdf Acesso: 28/05/18
PARO. Vitor. Gestão Escolar 31 - O que caracteriza uma escola democrática? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pGG3Or2WhQ8&t=3s Acesso: 28/05/18


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