Inclusão: realidade ou esboço
Certezas
e dúvidas estão sempre a nos desafiar na busca de aperfeiçoamento e soluções
possíveis às demandas que emergem daquelas.
O
quadro abaixo foi elaborado a partir de observações e vivência como professora
do Ensino Fundamental na rede pública estadual desde 2014.
CERTEZAS
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DÚVIDAS
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Exclusão
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Inclusão
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Inexistência
de formação continuada para professoras e professores
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Oferta
de cursos de formação continuada para professoras e professores
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Dispositivos
legais e normativas que preveem inclusão das escolas localizadas nas
Comunidades Remanescentes Quilombolas nos planos de melhorias
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Com
o intuito de dirimir dúvidas e qualificar, corroborar ou refutar certezas sobre
a inclusão de "escolas localizadas em Comunidades Remanescentes de
Quilombos nas demandas relacionadas à infraestrutura, formação de professores e
aquisição de materiais didáticos específicos." procurei algumas teorias
desenvolvidas por diferentes profissionais que se debruçam sobre a temática
elencada.
“A
gente tem que examinar seriamente [a conjuntura] e criar um projeto em que
todos estejam incluídos e respeitados. Não é questão de quem vai impor, mas
como fazer com que os diferentes grupos sejam respeitados.”
A
afirmação corrobora a dúvida formulada sobre a inclusão de escolas que acolhem
estudantes oriundos de Comunidades Remanescentes de Quilombos, pois a
professora assevera que é necessário desenvolver projetos que abarquem aqueles
sujeitos.
Por
outro lado, a afirmação confirma a certeza de que há exclusão nos moldes
descritos, sendo possível afirmar que apesar de haver a Lei nº
9.394/96 que dispõe que
“nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares,
torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
(Incluído pela Lei nº 10.639, de 9.1.2003) os esforços dos sistemas de ensino são insuficientes ou inexistentes para cumprir a determinação legal.
(Incluído pela Lei nº 10.639, de 9.1.2003) os esforços dos sistemas de ensino são insuficientes ou inexistentes para cumprir a determinação legal.
Portanto,
a diversidade que compõe a nação brasileira ainda não tem suas representações
respeitadas e reconhecidas no sentido de serem aquelas matéria obrigatória nos
PPP[i] nas escolas brasileiras.