O
Outro e Eu
Indiscutivelmente a Interdisciplina de
Música na Escola ofereceu espaço para que pudéssemos vivenciar aquilo que nos
faz gente, melhor dizendo humanos, qual seja, interagir com o outro, tocar, cantarolar
e movimentar o corpo embalados pelo som.
É inegável que nas aulas presenciais
nos divertimos muito ao som das batucadas e cantorias da professora Leda
Maffioletti, do professor Evandro Alves e da professora Luciane da Costa
Cuervo.
Para exemplificar, cantamos e
encenamos a Parlenda das Caveiras, com a professora Leda como maestrina e
enquanto executávamos, ríamos e tentávamos acompanhar os gestos propostos.
Quanto às indicações oferecidas pela
Interdisciplina, destaco a parlenda A
velha a Fiar que tem rendido desde o mês de abril solicitações dos alunos
para que cantemos a mesma.
Com a finalidade de ampliar as
possibilidades que esta parlenda suscitou, sugeri que os alunos fizessem em
grupo uma sequência de gestos que pudesse acompanhar a mesma e o resultado foi muito
bom, pois todos estavam motivados e participaram da elaboração.
Assim como houve interesse em participar
das atividades propostas, também houve empenho de muitos alunos em cantar para
os familiares e muitos daqueles fizeram o relato de que seus pais, mães e avós
conheciam a parlenda e isso provocou neles uma alegria imensa.
Segundo Leda Maffioletti (2011)
“Assim, quando ensinamos uma
música a uma criança, não só estamos estreitando nossos laços com ela, mas
também lhe ensinando meios de inserir-se na cultura, porque esta criança não
vai cantar somente para si mesma.
(MAFFIOLETTI, p.12, 2011)
Pois foi esta a relação que fiz logo
que escutei o relato após os alunos terem relatado que cantaram para seus
familiares, qual seja, aqueles sentiram parte de algo e isto denomina-se
cultura.
Portanto, interagir, (re)criar,
vivenciar são condições humanas e na contemporaneidade nada mais urgente do que
cantarolar, dançar, tamborilar, assobiar.
Referências:
MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque A
música na infância e as experiências de compreensão do outro. 2011. p.12
Disponível emhttps://moodle.ufrgs.br/mod/folder/view.php?id=1007079
Acesso: 25/06/16