Apreensão
do mundo
Indiscutivelmente a
relação entre realidades díspares, qual seja, dos sujeitos ouvintes e surdos se
apresenta logo no início do vídeo Sou Surda e não
Sabia, pois há uma necessidade explícita apresentada e esta exige o aporte
de lei para que a sociedade possa organizar-se e desenvolver projetos, ações,
facilitadores que farão parte de um arcabouço no qual as pessoas poderão
interagir tanto ouvintes quanto surdos.
Há previsões legais que
foram elaboradas no intuito de promover espaços de comunicação entre surdos e
ouvintes e daquelas destaco o § 2º, do Art. 22 do Decreto nº 5.626, de 22
dezembro de 2005, que regulamenta a Lei nº 10.436/2002 que prevê
As
instituições privadas e as públicas dos sistemas de ensino federal, estadual,
municipal e do Distrito Federal buscarão implementar as medidas referidas neste
artigo como meio de assegurar aos alunos surdos ou com deficiência auditiva o
acesso à comunicação, à informação e à educação.
Porém, o que constato é
que esta previsão, como tantas outras que não foram implementadas em extensão e
abrangência exigidas, impactam a comunidade surda e esta se torna invisível aos
olhos daqueles que deveriam acolher os sujeitos surdos.
Na película acima citada,
há um trecho que permitiu a reflexão a partir daquilo que é essencial para que
possamos nos sentir parte da humanidade
diversa e plural, e dentre nós há aqueles que tem no gesto a comunicação e
estes tem o mesmo direito em saber-se humanos plenos de direitos. O trecho está
em 37:15 e neste o professor de uma turma
bilíngue afirma que para que a criança surda possa crescer, tornar-se um adulto
pleno, aquela necessita ter referências positivas à respeito de ser um sujeito
surdo pleno de direitos e deveres e ele, professor, é um exemplo.
Concluo com a tese que Paulo Freire nos brindou e que muito bem
exemplifica o que devemos perseguir como sociedade, qual seja, “a leitura do mundo precede a leitura da
palavra” e esta verdade também acolhe o sujeito surdo em todas as
dimensões, pois ele também apreende o mundo para depois encontrar na palavra o
mesmo.
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