quarta-feira, 13 de junho de 2018


                    Estrangeiro, e daí?

Interessante o convite para assistirmos o filme Entre os muros da escola[i], do diretor Laurent Cantet, drama francês, que sem dúvida alguma discorre sobre uma situação conhecida por todas e todos que tem como ofício a docência, seja na França, no Brasil ou Burundi.
As interações humanas são repletas de dilemas e estes tem origem na alteridade e o que possibilita a convivência são os acordos possíveis para que se estabeleça a urbanidade necessária para que haja possibilidade de ampliar conhecimentos sobre diversas áreas.
O filme declara com imagens e diálogos robustos que não há a primazia do diálogo, da construção de acordos, regramentos possíveis de serem cumpridos entre professores, coordenação e alunos e estes são estigmatizados pela exclusão fomentada no preconceito pelo diferente, neste caso, os estrangeiros.
Qual o papel do professor em uma classe com perfil tão heterogêneo? Como proceder para conseguir motivar alunos derrotados pela falta de perspectiva imposta pela sociedade excludente?
A exigência sobre “ombros” do docente é enorme, porém enquanto profissional deste ofício há que se ter em mente que é esta a realidade, seja em que sociedade for, pois independente da cultura sempre existirão dilemas decorrentes das relações humanas e dos sistemas econômico e político.
Portanto, há que se assumir desde o início da formação docente a postura daquele que terá diante de si diferentes personalidades e estas são oriundas de realidades diversas e esta situação exigirá uma constante formação, tanto no específico quanto nas áreas que se debruçam sobre as ciências humanas.
De acordo com Prado et all apud Freire (2013)

 “é preciso que o formando, desde o princípio da sua experiência formadora, se assuma como um sujeito da produção do saber, se convença definitivamente de que ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”.


Referências:

COUTINHO. Jecilene Barreto; PRADO. Alcindo Ferreira; REIS. Osvaldineide Pereira de Oliveira; VILLALBA. Osvaldo Arsenio. Ser professor na contemporaneidade: desafios da profissão Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2072649/mod_resource/content/1/Ser%20professor%20na%20contemporaneidade%20desafios%20da%20profiss%C3%A3o.pdf Acesso em: 17/01/18


[i] https://www.youtube.com/watch?v=rBXlPg7nj-Y

segunda-feira, 11 de junho de 2018


                                    Palavras geradoras

“Fui alfabetizado no chão do quintal de minha casa, à sombra das mangueiras, com palavras do meu mundo e não do mundo maior dos meus pais.” Paulo Freire[i]

Esta É a importância contida na palavra geradora, qual seja, as palavras que são “gestadas” no mundo do sujeito são  mote para as aprendizagens que capacitarão aquele para estar ativamente no mundo.
Diante desta afirmativa, é inescapável afirmar que as práticas pedagógicas não podem prescindir da palavra que é fundamentada na ação do indivíduo sobre o meio, nas interações cotidianas mediadas pela palavra-ação, resultando em novas visões de mundo e, portanto parindo um sujeito capaz de compreender e empreender, mediar e sustentar o verbo.
 Frei Betto declara em [ii]Paulo Freire: a leitura do mundo

"Ivo viu a uva", ensinavam os manuais de alfabetização. Mas, o professor Paulo Freire, com seu método de alfabetizar conscientizando, fez adultos e crianças, no Brasil e na Guiné Bissau, na Índia e na Nicarágua, descobrirem que Ivo não viu apenas a uva com os olhos. Viu também com a mente e se perguntou se a uva é natureza ou cultura.

Portanto, as palavras geradoras são fundamentos da pedagogia “da educação libertadora”, esta elaborada por Paulo Freire, que “ensinou a Ivo que a leitura de um texto é tanto melhor compreendida quanto mais se insere o texto no contexto que Ivo extrai o pretexto para agir.”(Frei Betto)[iii]

  




[i] A importância do ato de ler. 29a. ed. São Paulo: Cortez, 1994, p.12-15. Disponível em : https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=51541 Acesso: 11/06/18
[ii] : http://portal.mec.gov. br/seb/arquivos/pdf/Profa/col_3.pdf, acesso em 01/12/2007.
[iii] https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=51541

domingo, 10 de junho de 2018


                 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

            CURSO DE GRADUAÇÃO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA      
                           MODALIDADE A DISTÂNCIA EIXO VII

 INTERDISCIPLINA: Didática, Planejamento e Avaliação
 PROFESSORES: Johannes Doll, Crediné de Menezes, Tania Marques e Simone Bicca
TUTORA: Giselda Correa
ALUNAS: Angela Nunes e Mara Regina Barcellos da Cunha

Turma: 3º Ano
 Faixa etária envolvida: 8 a 11 anos
Componentes Curriculares: Ciências Humanas, Linguagem, Ciências da Natureza
Período: 20h (uma semana)
Objetivos:
*     Enumerar os itens que constam na capa do livro (título, autor, ilustrador, editora)
*     Depreender o que acontece na história a partir da ilustração da capa
*     Identificar o personagem principal da história lida pela professora
*     Listar nomes com J inicial
*     Nomear e listar o lixo recolhido no pátio da Escola
*     Escrever um bilhete
*     Ordenar alfabeticamente as palavras listadas após a coleta de lixo e os nomes com J
*     Diferenciar os materiais dos quais são fabricados os lixos encontrados no pátio e classificá-los (plástico, metal, papel)
*     Coletar recipientes descartados em casa
*     Separar os recipientes coletados por tipo de material
*     Colocar em ordem alfabética os recipientes
*     Descrever oralmente a paisagem observada no passeio-de-campo (passeio pelo pátio da Escola) e elencar as possibilidades de que o lixo encontrado possa poluir o Rio Guaíba (a Escola se localiza às margens do Rio Guaíba, no bairro Belém Novo)
*     Localizar no Mapa-múndi Oceanos, Rios, Lagos, a partir da informação de que a cor azul foi convencionada como a cor da água naquele suporte
*     Resolver história matemática do campo aditivo
*     Estimar quantidade
*     Comparar quantidades
*     Montar uma paisagem no formato de painel com motivo aquático, tendo os golfinhos como objeto central através de colagem, pintura e recorte
*     Elaborar objetos, brinquedos a partir dos recipientes coletados em casa
*     Escrever uma frase, contando para um leitor o que foi elaborado a partir do recipiente escolhido e descrever como aquele foi construído


Conteúdos:

*     Interpretação
*     Identificação
*     Produção de texto: lista, bilhete, descrição, frase
*     Ordem Alfabética
*     Tipos de materiais
*     Paisagem e poluição
*     Lixo

*     Localização da parte ocupada pela água no Planeta Terra
*     História matemática (campo aditivo)
*     Estimativa
*     Comparação
*     Sequência numérica
*     Montagem de um painel
Procedimento:
1º Dia
O desenvolvimento terá como mote a leitura do livro A Quarta-feira de Jonas[i], que marra a história de um menino apaixonado por histórias em quadrinhos que recebe todas as quartas-feiras, um pacote de revistas e este é entregue pelos Correios. Ao receber um dos pacotes, Jonas, apressado para entrar e ler uma das histórias abre o pacote plástico e joga-o no chão e entra em casa.
O pacote vai sendo deslocado, pela ação do vento, da chuva até chegar ao esgoto e deste percorrendo os caminhos naturais acaba sendo lançado ao mar onde reside a família de golfinhos que Jonas conhece desde pequenininho.
Dentre os membros desta família há o Júnior, o golfinho menor que ingere o plástico que Jonas arremessou ao chão após ter recebido o pacote de revistas.
A história segue com o desfecho aguardado, qual seja, Jonas fica muito triste ao perceber que a família de golfinhos não aparece mais na orla, de onde podiam ser avistados por ele e seu pai todos os domingos.
E para surpresa das crianças, a autora escreve um segundo final para a história oferecendo a oportunidade do golfinho não ingerir o saco plástico, pois Jonas agora coloca o recipiente descartado no cesto de lixo.
A história será lida com a turma organizada em uma roda, no chão. Antes de iniciar a leitura, a professora pergunta o que sempre há na capa. Incentiva para que se lembrem do que já foi observado em outras capas. Logo após, solicita que olhem atentamente a ilustração e falem o que pensam sobre a história que será lida, de acordo com a ilustração.
Enquanto a leitura vai se desenvolvendo, ir perguntando o que pensam que irá acontecer logo depois e se estão gostando. Após a leitura, solicitar que relatem o que sentiram e  o que pensam sobre os dois finais para a história oferecidos pela autora e outras questões que forem surgindo. Incentivar que deem suas opiniões sobre os fatos que forem sendo levantados pelos alunos.
Logo após este momento, solicitar que tentem lembrar-se dos nomes dos golfinhos e que produzam uma lista com o nome daqueles e logo abaixo, ordená-los respeitando o Alfabeto.
Após a lista pronta e ordenada perguntar quem era o personagem principal e qual o nome dele, solicitando que identifiquem a primeira letra do mesmo.
Em seguida, convidar a turma para um passeio-de-campo pelo pátio da Escola para que possamos juntos observar se há lixo no chão daquele e se estes podem poluir o Rio que fica nas proximidades e solicitar que tudo o que for encontrado seja colocado nos devidos cestos reservados aos orgânicos e secos.
No retorno à sala de aula os alunos listarão o que encontraram no pátio e deverão contribuir para a escrita de um bilhete para a Diretora, no qual a turma informará o que foi observado pela turma e como a mesma pode auxiliar para que a escola seja mantida limpa.
Em casa coletar recipientes que serão descartados e trazer para a sala de aula.
2º Dia
Ao chegarem, pedir que coloquem os recipientes coletados dentro da caixa de papelão que serão utilizados mais tarde.
Aproveitando a observação e o recolhimento do lixo realizado, conversar sobre os tipos de materiais com os quais foram confeccionados os resíduos encontrados durante o passeio-de-campo e nomeá-los e classificá-los quanto ao tipo de material. Registrar esta classificação em uma tabela entregue pela professora, conforme o modelo abaixo:
Plástico
Papel
Metal






















Em seguida, cada um pegará da caixa o recipiente trazido de casa e o colocará sobre as carteiras organizadas em uma “grande mesa”. O conjunto de recipientes será objeto de observação, ordenamento alfabético, classificação de acordo com o tipo de material, estimativa e comparação.
Essas ações serão coordenadas pela professora. No caso do ordenamento, os alunos irão ditando os nomes dos produtos e a professora irá registrando no quadro-verde, para posterior cópia no caderno e a elaboração da lista em ordem alfabética. Posteriormente, serão confeccionados cartões com estas palavras para que os alunos colem em um cartaz, em ordem alfabética, uma palavra por aluno.
Das letras do alfabeto, para a quantidade de recipientes por materiais. Os alunos contarão e a professora anotará no quadro.
O que tem mais? O que tem menos?
A estimativa de vocês foi aproximada?
Seguir dialogando, instigando-os ao relato de como estimaram e compararam.
Solicitar que observem o pátio no final do turno, quando estiverem indo para casa para verificar qual a situação no que se refere ao lixo.
3º Dia
Como estava o pátio ontem na saída?
Este é o “disparador” para que, no final da aula, os estudantes relatema paisagem observada a partir do pátio e incentivá-los a lembrar dos elementos naturais e os produzidos pela ação humana.
E o que vocês encontraram no passeio-de-campo e ontem pode chegar até o Rio, poluindo-o? Conversar sobre o assunto para que percebam o quanto a ação humana é o que interfere na paisagem e na vida dos seres vivos.
Lembrar a história do Jonas e perguntar quantos golfinhos eram na família e quantos ficaram, na primeira versão final.
Logo após desafiá-los contando uma história matemática e pedir que registrem como encontraram a solução.
Um aquário tem 6 peixinhos azuis e 9 peixinhos amarelos. Quantos peixinhos têm no aquário, ao todo?
Perguntar se conhecem outros ambientes aquáticos e deste bate-papo apresentar o mapa-múndi e com eles localizar a parte do Planeta terra que é coberto por água. Informar que a convenção para a água nos mapas-múndi é o azul e que isso é para que haja uma comunicação efetiva no que se refere à localização para todos os humanos.
4º Dia
Montagem de painel do ambiente aquático, após a visualização de algumas imagens exibidas no Datashow. O material será variado, sendo oferecida tinta guache, pincéis, folhas de revistas, moldes de golfinhos, papel crepom, lápis de cor, giz de cera, cola, tesoura, papel para dobradura.
Elaboração de uma frase coletiva alusiva ao cuidado com o descarte de lixo.
5º Dia
Construção de objetos e brinquedos com a sucata coletada nas casas dos alunos. O material que será distribuído é o mesmo da atividade anterior.
Após a construção os estudantes escreverão o que construíram e como o fizeram através de frase e esta será endereçada a um leitor da escolha daqueles.

Avaliação: a avaliação é contínua e acompanha todo o processo de aprendizagem. A cada atividade serão realizados apontamentos sobre dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos, observando o desempenho, especificamente, da produção escrita e da linguagem, ou seja, a maneira como as crianças se expressam.






[i] https://www.youtube.com/watch?v=wimND8H5f8g

                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...