UNIVERSIDADE
FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
CURSO DE GRADUAÇÃO: LICENCIATURA EM
PEDAGOGIA
MODALIDADE
A DISTÂNCIA EIXO VII
INTERDISCIPLINA: Didática, Planejamento e
Avaliação
PROFESSORES: Johannes Doll, Crediné de
Menezes, Tania Marques e Simone Bicca
TUTORA:
Giselda Correa
ALUNAS:
Angela Nunes e Mara Regina Barcellos da Cunha
Turma: 3º Ano
Faixa etária envolvida: 8 a 11 anos
Componentes
Curriculares: Ciências Humanas, Linguagem, Ciências da Natureza
Período: 20h (uma
semana)
Objetivos:
Enumerar
os itens que constam na capa do livro (título, autor, ilustrador, editora)
Depreender
o que acontece na história a partir da ilustração da capa
Identificar
o personagem principal da história lida pela professora
Listar
nomes com J inicial
Nomear
e listar o lixo recolhido no pátio da Escola
Escrever
um bilhete
Ordenar
alfabeticamente as palavras listadas após a coleta de lixo e os nomes com J
Diferenciar
os materiais dos quais são fabricados os lixos encontrados no pátio e classificá-los
(plástico, metal, papel)
Coletar
recipientes descartados em casa
Separar
os recipientes coletados por tipo de material
Colocar
em ordem alfabética os recipientes
Descrever
oralmente a paisagem observada no passeio-de-campo (passeio pelo pátio da
Escola) e elencar as possibilidades de que o lixo encontrado possa poluir o Rio
Guaíba (a Escola se localiza às margens do Rio Guaíba, no bairro Belém Novo)
Localizar
no Mapa-múndi Oceanos, Rios, Lagos, a partir da informação de que a cor azul
foi convencionada como a cor da água naquele suporte
Resolver
história matemática do campo aditivo
Estimar
quantidade
Comparar
quantidades
Montar
uma paisagem no formato de painel com motivo aquático, tendo os golfinhos como
objeto central através de colagem, pintura e recorte
Elaborar
objetos, brinquedos a partir dos recipientes coletados em casa
Escrever
uma frase, contando para um leitor o que foi elaborado a partir do recipiente
escolhido e descrever como aquele foi construído
Conteúdos:
Interpretação
Identificação
Produção
de texto: lista, bilhete, descrição, frase
Ordem
Alfabética
Tipos
de materiais
Paisagem
e poluição
Lixo
Localização
da parte ocupada pela água no Planeta Terra
História
matemática (campo aditivo)
Estimativa
Comparação
Sequência
numérica
Montagem
de um painel
Procedimento:
1º Dia
O
desenvolvimento terá como mote a leitura do livro A Quarta-feira de
Jonas[i],
que marra a história de um menino apaixonado por histórias em quadrinhos que
recebe todas as quartas-feiras, um pacote de revistas e este é entregue pelos
Correios. Ao receber um dos pacotes, Jonas, apressado para entrar e ler uma das
histórias abre o pacote plástico e joga-o no chão e entra em casa.
O
pacote vai sendo deslocado, pela ação do vento, da chuva até chegar ao esgoto e
deste percorrendo os caminhos naturais acaba sendo lançado ao mar onde reside a
família de golfinhos que Jonas conhece desde pequenininho.
Dentre
os membros desta família há o Júnior, o golfinho menor que ingere o plástico
que Jonas arremessou ao chão após ter recebido o pacote de revistas.
A
história segue com o desfecho aguardado, qual seja, Jonas fica muito triste ao
perceber que a família de golfinhos não aparece mais na orla, de onde podiam
ser avistados por ele e seu pai todos os domingos.
E
para surpresa das crianças, a autora escreve um segundo final para a história oferecendo
a oportunidade do golfinho não ingerir o saco plástico, pois Jonas agora coloca
o recipiente descartado no cesto de lixo.
A
história será lida com a turma organizada em uma roda, no chão. Antes de
iniciar a leitura, a professora pergunta o que sempre há na capa. Incentiva
para que se lembrem do que já foi observado em outras capas. Logo após, solicita
que olhem atentamente a ilustração e falem o que pensam sobre a história que será
lida, de acordo com a ilustração.
Enquanto
a leitura vai se desenvolvendo, ir perguntando o que pensam que irá acontecer
logo depois e se estão gostando. Após a leitura, solicitar que relatem o que
sentiram e o que pensam sobre os dois
finais para a história oferecidos pela autora e outras questões que forem
surgindo. Incentivar que deem suas opiniões sobre os fatos que forem sendo
levantados pelos alunos.
Logo
após este momento, solicitar que tentem lembrar-se dos nomes dos golfinhos e
que produzam uma lista com o nome daqueles e logo abaixo, ordená-los
respeitando o Alfabeto.
Após
a lista pronta e ordenada perguntar quem era o personagem principal e qual o
nome dele, solicitando que identifiquem a primeira letra do mesmo.
Em
seguida, convidar a turma para um passeio-de-campo pelo pátio da Escola para
que possamos juntos observar se há lixo no chão daquele e se estes podem poluir
o Rio que fica nas proximidades e solicitar que tudo o que for encontrado seja
colocado nos devidos cestos reservados aos orgânicos e secos.
No
retorno à sala de aula os alunos listarão o que encontraram no pátio e deverão
contribuir para a escrita de um bilhete para a Diretora, no qual a turma
informará o que foi observado pela turma e como a mesma pode auxiliar para que
a escola seja mantida limpa.
Em
casa coletar recipientes que serão descartados e trazer para a sala de aula.
2º
Dia
Ao
chegarem, pedir que coloquem os recipientes coletados dentro da caixa de
papelão que serão utilizados mais tarde.
Aproveitando
a observação e o recolhimento do lixo realizado, conversar sobre os tipos de
materiais com os quais foram confeccionados os resíduos encontrados durante o
passeio-de-campo e nomeá-los e classificá-los quanto ao tipo de material.
Registrar esta classificação em uma tabela entregue pela professora, conforme o
modelo abaixo:
Em
seguida, cada um pegará da caixa o recipiente trazido de casa e o colocará
sobre as carteiras organizadas em uma “grande mesa”. O conjunto de recipientes
será objeto de observação, ordenamento alfabético, classificação de acordo com
o tipo de material, estimativa e comparação.
Essas
ações serão coordenadas pela professora. No caso do ordenamento, os alunos irão
ditando os nomes dos produtos e a professora irá registrando no quadro-verde,
para posterior cópia no caderno e a elaboração da lista em ordem alfabética.
Posteriormente, serão confeccionados cartões com estas palavras para que os
alunos colem em um cartaz, em ordem alfabética, uma palavra por aluno.
Das
letras do alfabeto, para a quantidade de recipientes por materiais. Os alunos
contarão e a professora anotará no quadro.
O
que tem mais? O que tem menos?
A
estimativa de vocês foi aproximada?
Seguir
dialogando, instigando-os ao relato de como estimaram e compararam.
Solicitar
que observem o pátio no final do turno, quando estiverem indo para casa para
verificar qual a situação no que se refere ao lixo.
3º
Dia
Como
estava o pátio ontem na saída?
Este
é o “disparador” para que, no final da aula, os estudantes relatema paisagem
observada a partir do pátio e incentivá-los a lembrar dos elementos naturais e
os produzidos pela ação humana.
E
o que vocês encontraram no passeio-de-campo e ontem pode chegar até o Rio,
poluindo-o? Conversar sobre o assunto para que percebam o quanto a ação humana
é o que interfere na paisagem e na vida dos seres vivos.
Lembrar
a história do Jonas e perguntar quantos golfinhos eram na família e quantos
ficaram, na primeira versão final.
Logo
após desafiá-los contando uma história matemática e pedir que registrem como
encontraram a solução.
Um
aquário tem 6 peixinhos azuis e 9 peixinhos amarelos. Quantos peixinhos têm no
aquário, ao todo?
Perguntar
se conhecem outros ambientes aquáticos e deste bate-papo apresentar o
mapa-múndi e com eles localizar a parte do Planeta terra que é coberto por
água. Informar que a convenção para a água nos mapas-múndi é o azul e que isso
é para que haja uma comunicação efetiva no que se refere à localização para
todos os humanos.
4º
Dia
Montagem
de painel do ambiente aquático, após a visualização de algumas imagens exibidas
no Datashow. O material será variado, sendo oferecida tinta guache, pincéis,
folhas de revistas, moldes de golfinhos, papel crepom, lápis de cor, giz de
cera, cola, tesoura, papel para dobradura.
Elaboração
de uma frase coletiva alusiva ao cuidado com o descarte de lixo.
5º
Dia
Construção
de objetos e brinquedos com a sucata coletada nas casas dos alunos. O material
que será distribuído é o mesmo da atividade anterior.
Após
a construção os estudantes escreverão o que construíram e como o fizeram
através de frase e esta será endereçada a um leitor da escolha daqueles.
Avaliação:
a avaliação é contínua e acompanha todo o processo de aprendizagem. A cada
atividade serão realizados apontamentos sobre dúvidas e dificuldades
apresentadas pelos alunos, observando o desempenho, especificamente, da
produção escrita e da linguagem, ou seja, a maneira como as crianças se
expressam.
[i] https://www.youtube.com/watch?v=wimND8H5f8g