Palavras geradoras
“Fui alfabetizado no chão do quintal de
minha casa, à sombra das mangueiras, com palavras do meu mundo e não do mundo
maior dos meus pais.” Paulo Freire[i]
Esta
É a importância contida na palavra geradora, qual seja, as palavras que são “gestadas”
no mundo do sujeito são mote para as
aprendizagens que capacitarão aquele para estar ativamente no mundo.
Diante
desta afirmativa, é inescapável afirmar que as práticas pedagógicas não podem
prescindir da palavra que é fundamentada na ação do indivíduo sobre o meio, nas
interações cotidianas mediadas pela palavra-ação, resultando em novas visões de
mundo e, portanto parindo um sujeito capaz de compreender e empreender, mediar
e sustentar o verbo.
Frei Betto declara
em [ii]Paulo Freire: a leitura do mundo
"Ivo
viu a uva", ensinavam os manuais de alfabetização. Mas, o professor Paulo
Freire, com seu método de alfabetizar conscientizando, fez adultos e crianças,
no Brasil e na Guiné Bissau, na Índia e na Nicarágua, descobrirem que Ivo não
viu apenas a uva com os olhos. Viu também com a mente e se perguntou se a uva é
natureza ou cultura.
Portanto,
as palavras geradoras são fundamentos da pedagogia “da educação libertadora”,
esta elaborada por Paulo Freire, que “ensinou
a Ivo que a leitura de um texto é tanto melhor compreendida quanto mais se
insere o texto no contexto que Ivo extrai o pretexto para agir.”(Frei
Betto)[iii]
[i] A
importância do ato de ler. 29a. ed. São Paulo: Cortez, 1994, p.12-15.
Disponível em : https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=51541
Acesso: 11/06/18
[ii] :
http://portal.mec.gov. br/seb/arquivos/pdf/Profa/col_3.pdf, acesso em
01/12/2007.
[iii] https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=51541
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