segunda-feira, 11 de junho de 2018


                                    Palavras geradoras

“Fui alfabetizado no chão do quintal de minha casa, à sombra das mangueiras, com palavras do meu mundo e não do mundo maior dos meus pais.” Paulo Freire[i]

Esta É a importância contida na palavra geradora, qual seja, as palavras que são “gestadas” no mundo do sujeito são  mote para as aprendizagens que capacitarão aquele para estar ativamente no mundo.
Diante desta afirmativa, é inescapável afirmar que as práticas pedagógicas não podem prescindir da palavra que é fundamentada na ação do indivíduo sobre o meio, nas interações cotidianas mediadas pela palavra-ação, resultando em novas visões de mundo e, portanto parindo um sujeito capaz de compreender e empreender, mediar e sustentar o verbo.
 Frei Betto declara em [ii]Paulo Freire: a leitura do mundo

"Ivo viu a uva", ensinavam os manuais de alfabetização. Mas, o professor Paulo Freire, com seu método de alfabetizar conscientizando, fez adultos e crianças, no Brasil e na Guiné Bissau, na Índia e na Nicarágua, descobrirem que Ivo não viu apenas a uva com os olhos. Viu também com a mente e se perguntou se a uva é natureza ou cultura.

Portanto, as palavras geradoras são fundamentos da pedagogia “da educação libertadora”, esta elaborada por Paulo Freire, que “ensinou a Ivo que a leitura de um texto é tanto melhor compreendida quanto mais se insere o texto no contexto que Ivo extrai o pretexto para agir.”(Frei Betto)[iii]

  




[i] A importância do ato de ler. 29a. ed. São Paulo: Cortez, 1994, p.12-15. Disponível em : https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=51541 Acesso: 11/06/18
[ii] : http://portal.mec.gov. br/seb/arquivos/pdf/Profa/col_3.pdf, acesso em 01/12/2007.
[iii] https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=51541

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