quarta-feira, 13 de junho de 2018


                    Estrangeiro, e daí?

Interessante o convite para assistirmos o filme Entre os muros da escola[i], do diretor Laurent Cantet, drama francês, que sem dúvida alguma discorre sobre uma situação conhecida por todas e todos que tem como ofício a docência, seja na França, no Brasil ou Burundi.
As interações humanas são repletas de dilemas e estes tem origem na alteridade e o que possibilita a convivência são os acordos possíveis para que se estabeleça a urbanidade necessária para que haja possibilidade de ampliar conhecimentos sobre diversas áreas.
O filme declara com imagens e diálogos robustos que não há a primazia do diálogo, da construção de acordos, regramentos possíveis de serem cumpridos entre professores, coordenação e alunos e estes são estigmatizados pela exclusão fomentada no preconceito pelo diferente, neste caso, os estrangeiros.
Qual o papel do professor em uma classe com perfil tão heterogêneo? Como proceder para conseguir motivar alunos derrotados pela falta de perspectiva imposta pela sociedade excludente?
A exigência sobre “ombros” do docente é enorme, porém enquanto profissional deste ofício há que se ter em mente que é esta a realidade, seja em que sociedade for, pois independente da cultura sempre existirão dilemas decorrentes das relações humanas e dos sistemas econômico e político.
Portanto, há que se assumir desde o início da formação docente a postura daquele que terá diante de si diferentes personalidades e estas são oriundas de realidades diversas e esta situação exigirá uma constante formação, tanto no específico quanto nas áreas que se debruçam sobre as ciências humanas.
De acordo com Prado et all apud Freire (2013)

 “é preciso que o formando, desde o princípio da sua experiência formadora, se assuma como um sujeito da produção do saber, se convença definitivamente de que ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”.


Referências:

COUTINHO. Jecilene Barreto; PRADO. Alcindo Ferreira; REIS. Osvaldineide Pereira de Oliveira; VILLALBA. Osvaldo Arsenio. Ser professor na contemporaneidade: desafios da profissão Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2072649/mod_resource/content/1/Ser%20professor%20na%20contemporaneidade%20desafios%20da%20profiss%C3%A3o.pdf Acesso em: 17/01/18


[i] https://www.youtube.com/watch?v=rBXlPg7nj-Y

Nenhum comentário:

Postar um comentário

                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...