Estrangeiro, e daí?
Interessante o convite para assistirmos
o filme Entre os muros da
escola[i],
do diretor Laurent Cantet, drama francês, que sem dúvida alguma discorre sobre
uma situação conhecida por todas e todos que tem como ofício a docência, seja
na França, no Brasil ou Burundi.
As interações humanas são repletas de
dilemas e estes tem origem na alteridade e o que possibilita a convivência são
os acordos possíveis para que se estabeleça a urbanidade necessária para que
haja possibilidade de ampliar conhecimentos sobre diversas áreas.
O filme declara com imagens e diálogos
robustos que não há a primazia do diálogo, da construção de acordos,
regramentos possíveis de serem cumpridos entre professores, coordenação e
alunos e estes são estigmatizados pela exclusão fomentada no preconceito pelo
diferente, neste caso, os estrangeiros.
Qual o papel do professor em uma classe
com perfil tão heterogêneo? Como proceder para conseguir motivar alunos
derrotados pela falta de perspectiva imposta pela sociedade excludente?
A exigência sobre “ombros” do docente é
enorme, porém enquanto profissional deste ofício há que se ter em mente que é
esta a realidade, seja em que sociedade for, pois independente da cultura
sempre existirão dilemas decorrentes das relações humanas e dos sistemas econômico
e político.
Portanto, há que se assumir desde o
início da formação docente a postura daquele que terá diante de si diferentes
personalidades e estas são oriundas de realidades diversas e esta situação
exigirá uma constante formação, tanto no específico quanto nas áreas que se
debruçam sobre as ciências humanas.
De acordo com Prado et all apud Freire (2013)
“é preciso que o formando, desde o
princípio da sua experiência formadora, se assuma como um sujeito da produção
do saber, se convença definitivamente de que ensinar não é transferir
conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua
construção”.
Referências:
COUTINHO. Jecilene Barreto; PRADO.
Alcindo Ferreira; REIS. Osvaldineide
Pereira de Oliveira; VILLALBA. Osvaldo Arsenio. Ser professor na contemporaneidade: desafios da profissão
Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2072649/mod_resource/content/1/Ser%20professor%20na%20contemporaneidade%20desafios%20da%20profiss%C3%A3o.pdf Acesso em: 17/01/18
Nenhum comentário:
Postar um comentário