domingo, 3 de abril de 2016



Novo retrato

A solicitação do documento Retrato da Escola feita no início do semestre acarretou diversas dificuldades para produzi-lo, pois ainda não havia me apropriado do uso das ferramentas digitais disponíveis e o trabalho deveria ser apresentado em uma delas, qual seja, o PbWorks.
Consequentemente ao analisar o documento me deparei com o desenvolvimento carente de argumentação e evidência que realmente pudesse oferecer um “retrato” apurado da Escola em questão.
Certamente esta situação não será obstáculo à análise do texto produzido sob condições mínimas, ainda que tenha impactado momentaneamente.
O Retrato da Escola foi redigido com a intenção de apresentar a Escola na qual leciono no que tange à estrutura física, localização, objetivos e projetos pedagógicos, avaliação e recuperação da aprendizagem, comunidade escolar e suas interações.
Com o fim de analisar de maneira objetiva segui a solicitação da professora Cíntia Inês Boll, titular da Interdisciplina SI3, na qual foi requerido que verificássemos três aspectos a partir da observação descritiva e outros três por observação “modo de olhar”.
A saber, os aspectos elencados sob o ponto de vista descritivo foram objetivos, filosofia e proposta pedagógica da Escola. Ao abordar estes aspectos optei por descrevê-los sem inferir, pois eram aqueles resultado das discussões anterior a minha chegada à instituição.
Em seguida à descrição utilizei o recurso da subjetividade, no qual descrevemos a partir de conclusões sobre o que observamos. No caso específico, inferi sobre a ocupação da área da Escola, seu entorno e atuação da comunidade escolar.
Assim sendo, concluo que ao analisarmos um documento temos a oportunidade de  aprender como melhor organizar os elementos constitutivos de uma argumentação sobre evidências.


                                       

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