Novo retrato
A
solicitação do documento Retrato
da Escola feita no início do semestre acarretou diversas dificuldades para
produzi-lo, pois ainda não havia me apropriado do uso das ferramentas digitais
disponíveis e o trabalho deveria ser apresentado em uma delas, qual seja, o
PbWorks.
Consequentemente
ao analisar o documento me deparei com o desenvolvimento carente de
argumentação e evidência que realmente pudesse oferecer um “retrato” apurado da
Escola em questão.
Certamente
esta situação não será obstáculo à análise do texto produzido sob condições
mínimas, ainda que tenha impactado momentaneamente.
O
Retrato da Escola foi redigido com a intenção de apresentar a Escola na qual
leciono no que tange à estrutura física, localização, objetivos e projetos
pedagógicos, avaliação e recuperação da aprendizagem, comunidade escolar e suas
interações.
Com
o fim de analisar de maneira objetiva segui a solicitação da professora Cíntia
Inês Boll, titular da Interdisciplina SI3, na qual foi requerido que
verificássemos três aspectos a partir da observação descritiva e outros três
por observação “modo de olhar”.
A
saber, os aspectos elencados sob o ponto de vista descritivo foram objetivos,
filosofia e proposta pedagógica da Escola. Ao abordar estes aspectos optei por
descrevê-los sem inferir, pois eram aqueles resultado das discussões anterior a
minha chegada à instituição.
Em
seguida à descrição utilizei o recurso da subjetividade, no qual descrevemos a partir
de conclusões sobre o que observamos. No caso específico, inferi sobre a
ocupação da área da Escola, seu entorno e atuação da comunidade escolar.
Assim
sendo, concluo que ao analisarmos um documento temos a oportunidade de aprender como melhor organizar os elementos constitutivos
de uma argumentação sobre evidências.