segunda-feira, 2 de janeiro de 2017



 Vídeo Território em disputa, realizado com a intenção de dialogar com as transformações urbanísticas, geográficas e humanas ocorridas na Capital do RS, com enfoque no entorno do Viaduto Otávio Rocha.
                                    Experiência de felicidade
     
   Há dias, horas, momentos nos quais podemos brincar com nossos pensamentos, deixá-los "à solta" para que pulem, subam árvores, peguem porções de terra e a textura, a temperatura, o cheiro daquela inunde o "jardim secreto" que cultivamos.
Com as mãos "sujas" de terra fiquei a ver olhos brilhantes falando de uma experiência exitosa em educação. Olhos mareados no momento em que penso que é o que sonho para as crianças brasileiras, porém por aqui os que decidem sobre os rumos que o sistema educacional deve seguir não são especialistas no assunto e ao projetar pensam em resultados e esquecem-se do principal, ou seja, da criança, do adolescente, os que realmente interessam.
No que tange aos jovens, aqueles que estão ou ingressarão no Ensino Médio, é necessário escutá-los, pois eles sabem que tipo de escola não atende suas demandas, portanto há que se incluir nas discussões aqueles, para que não sejam inócuas as  mudanças propostas pela MP do Ensino Médio pretendidas e muitas vezes implementadas.
De acordo com Carmem Craidy, professora aposentada da Faculdade de Educação da UFRGS, reforma proposta pela MP do Ensino Médio[i], “reforma desincentiva o professor a buscar a qualificação e, ao ser apresentado por MP, ignora todas as discussões anteriores em andamento no Brasil sobre os rumos da educação.”
Ainda sobre os atores que devem ser escutados José Pacheco assevera[ii], “é uma nova geração que está aí e parece que vai criar condições para que a política seja menos corrupta e mais eficiente. Esses jovens sabem a escola que não querem, mas não sabem a que merecem. Quem sabe? Os pedagogos, os professores.” 
Há experiências exitosas no mundo no que tange ao sistema educacional e a que me comoveu foi a ocorrida na Finlândia, país que está no topo do IDH[iii].  Aquele considera indicadores de longevidade (saúde) renda e educação, portanto o exemplo vem contribuir para o debate urgente e necessário à respeito de alterações nas leis que fundamentam o sistema educacional no Brasil.
 O mote para a tomada de decisões que impactam a vida escolar das crianças e jovens finlandeses é a felicidade. Esta foi escolhida como ponto número um ao serem realizados os estudos para a mudança do sistema educacional naquele país.
Portanto, a escuta dos atores que fazem parte do sistema educacional deve ser um dos pilares para alterações ou mudanças nas leis que sustentam o arcabouço legal e aquelas, obrigatoriamente precisam visar à felicidade.




[i] http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/a-integra-da-mp-da-reforma-do-ensino-medio/
[ii] http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2016/11/20/internas_polbraeco,557877/a-escola-atual-esta-fadada-ao-fracasso-diz-educador-jose-pacheco.shtml
[iii] http://www.deepask.com/goes?page=finlandia-Confira-a-evolucao-do-IDH---indice-de-desenvolvimento-humano---no-seu-pais

                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...