Relatório sobre a aplicação do
Jogo Pense Rápido
Inicialmente
apresentarei o objetivo do jogo, qual seja, responder o mais rápido possível a
multiplicação. Este objetivo visa preparar as crianças para as atividades que
envolvam a multiplicação de um até nove, oferecendo a elas oportunidade lúdica
de realizar cálculo mental e enfrentamento das dificuldades inerentes aos
jogos.
Realizei
a atividade em sala de aula logo após ter elaborado o jogo Pense Rápido.
Solicitei que a turma fizesse o cálculo de quantas duplas de alunos poderíamos
obter no dia da aplicação. Feito isso a turma se organizou, utilizando o
critério da lista de chamada para montar a duplas, desta vez, do primeiro com o
último e assim por diante.
Organizada
a turma, entreguei para cada participante o material que foi elaborado no
início do ano, o qual contém cartinhas com os algarismos e cada algarismo
formando as dezenas e centenas (material utilizado várias vezes no ano).
Separadas as cartas com os algarismos, solicitei que organizassem quem iria
iniciar o jogo e anotassem em seus cadernos o nome do jogo e deixassem espaço
separado para anotar os pontos.
Em
posse do material e escolhido o primeiro para iniciar, solicitei que prestassem
atenção à explicação do objetivo do jogo e das regras.
Após
a explicação uma aluna solicitou que eu explicasse novamente. Perguntei o que
não havia entendido e ela disse que não entendeu o que deveria fazer. Perguntei
qual dos colegas gostaria de explicar e vários levantaram o braço. Pedi para a
aluna que perguntou escolher um dos colegas que se ofereceram. Feita a escolha,
o colega explicou vindo até a carteira da dupla à qual a aluna fazia parte.
Perguntei
se havia entendido. Ela respondeu que sim.
Solicitei
que iniciassem o jogo, lembrando que deveriam manter a voz baixa, pois sempre
que jogam ficam muito alegres e na distração começam a falar muito alto.
O
início do jogo foi tranquilo. No decorrer começaram a surgir os dilemas, quais
sejam uma aluna “copiando” a resposta de uma tabuada que estava embaixo da
carteira, outro aluno que não queria mais jogar, pois o colega estava acertando
tudo, uma dupla discutindo porque estavam dizendo o resultado ao mesmo tempo. A
mediação foi feita pontualmente e somente o caso do menino que não estava
conseguindo responder resultou em uma alteração no formato do jogo,
especificamente desta dupla com a anuência do colega em posição favorável.
Trocamos do campo multiplicativo para o campo aditivo, ou seja, passaram a
somar os algarismos.
Assim
transcorreu a atividade até o limite do tempo oferecido. As atividades que
envolvem jogos tem um tempo reservado entre 30 e 45 minutos e neste dia
utilizamos 30 minutos.
Jogo
aplicado em uma turma de 3º Ano
Pense rápido (variação do jogo Faça 10)
Objetivo: falar em primeiro lugar o resultado
da multiplicação
Material: um conjunto de cartas de 1 até 9
para cada participante; papel, lápis
Participantes: 2
Como
jogar: cada
participante embaralha suas cartas e vira-as para baixo. O primeiro a
jogar vira a carta que está em cima da pilha e a coloca no centro da mesa. Na
sequência o segundo participante vira a sua e coloca próxima à anterior. O
primeiro que disser o resultado ganhará um ponto e ficará com as cartas da vez
do seu lado para conferência dos pontos no final da rodada que encerrará quando
todas as cartas tiverem sido usadas. O jogo terminará no prazo combinado pela
dupla. Vencerá o que fizer mais pontos. Em caso de coincidência de enunciado do
resultado, os dois participantes ganham um ponto respectivamente.