sexta-feira, 11 de novembro de 2016

              


                Relatório sobre a aplicação do Jogo Pense Rápido
Inicialmente apresentarei o objetivo do jogo, qual seja, responder o mais rápido possível a multiplicação. Este objetivo visa preparar as crianças para as atividades que envolvam a multiplicação de um até nove, oferecendo a elas oportunidade lúdica de realizar cálculo mental e enfrentamento das dificuldades inerentes aos jogos.
Realizei a atividade em sala de aula logo após ter elaborado o jogo Pense Rápido. Solicitei que a turma fizesse o cálculo de quantas duplas de alunos poderíamos obter no dia da aplicação. Feito isso a turma se organizou, utilizando o critério da lista de chamada para montar a duplas, desta vez, do primeiro com o último e assim por diante.
Organizada a turma, entreguei para cada participante o material que foi elaborado no início do ano, o qual contém cartinhas com os algarismos e cada algarismo formando as dezenas e centenas (material utilizado várias vezes no ano). Separadas as cartas com os algarismos, solicitei que organizassem quem iria iniciar o jogo e anotassem em seus cadernos o nome do jogo e deixassem espaço separado para anotar os pontos.
Em posse do material e escolhido o primeiro para iniciar, solicitei que prestassem atenção à explicação do objetivo do jogo e das regras.
Após a explicação uma aluna solicitou que eu explicasse novamente. Perguntei o que não havia entendido e ela disse que não entendeu o que deveria fazer. Perguntei qual dos colegas gostaria de explicar e vários levantaram o braço. Pedi para a aluna que perguntou escolher um dos colegas que se ofereceram. Feita a escolha, o colega explicou vindo até a carteira da dupla à qual a aluna fazia parte.
Perguntei se havia entendido. Ela respondeu que sim.
Solicitei que iniciassem o jogo, lembrando que deveriam manter a voz baixa, pois sempre que jogam ficam muito alegres e na distração começam a falar muito alto.
O início do jogo foi tranquilo. No decorrer começaram a surgir os dilemas, quais sejam uma aluna “copiando” a resposta de uma tabuada que estava embaixo da carteira, outro aluno que não queria mais jogar, pois o colega estava acertando tudo, uma dupla discutindo porque estavam dizendo o resultado ao mesmo tempo. A mediação foi feita pontualmente e somente o caso do menino que não estava conseguindo responder resultou em uma alteração no formato do jogo, especificamente desta dupla com a anuência do colega em posição favorável. Trocamos do campo multiplicativo para o campo aditivo, ou seja, passaram a somar os algarismos.
Assim transcorreu a atividade até o limite do tempo oferecido. As atividades que envolvem jogos tem um tempo reservado entre 30 e 45 minutos e neste dia utilizamos 30 minutos.
Jogo aplicado em uma turma de 3º Ano

                                    Pense rápido (variação do jogo Faça 10)

Objetivo: falar em primeiro lugar o resultado da multiplicação
Material: um conjunto de cartas de 1 até 9 para cada participante; papel, lápis
Participantes: 2
Como jogar: cada participante embaralha suas cartas e vira-as para baixo.  O primeiro a jogar vira a carta que está em cima da pilha e a coloca no centro da mesa. Na sequência o segundo participante vira a sua e coloca próxima à anterior. O primeiro que disser o resultado ganhará um ponto e ficará com as cartas da vez do seu lado para conferência dos pontos no final da rodada que encerrará quando todas as cartas tiverem sido usadas. O jogo terminará no prazo combinado pela dupla. Vencerá o que fizer mais pontos. Em caso de coincidência de enunciado do resultado, os dois participantes ganham um ponto respectivamente.



                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...