sábado, 26 de maio de 2018


PLANO DE AULA

Data: 21/05/18
Objetivos:
Identificar materiais recicláveis e não recicláveis
Classificar diferentes tipos de materiais
Expressar ideias com clareza
Comparar quantidades
Ordenar os números em ordem crescente e decrescente
Organizar as palavras em ordem alfabética
Separar palavras em sílabas
Conhecimentos prévios: os alunos observaram em casa os locais onde havia lixo acumulado e coletaram um recipiente descartado pela família para trazer para a sala de aula
Estratégias: roda de conversa, listagem no quadro-verde dos locais observados pelas crianças, cópia no caderno das palavras listadas e separação em sílabas das mesmas, leitura silenciosa e oral da lista com produtos e seu tempo de decomposição, colagem da lista o caderno, destaque da primeira letra de cada palavra da lista e logo após ordená-las de acordo com a ordem alfabética e esta será escrita no quadro para que seja copiada pelas crianças, comparação dos tempos de decomposição, ordenando-os do menor para o maior e vice-versa e a cópia dos mesmos no caderno, observação e identificação das formas geométricas encontradas nos recipientes colecionados, passeio de campo para observação de recipientes encontrados no pátio da Escola e na praça em frente a mesma, elaboração de um gráfico sobre os tipo de matérias encontrados, elaboração de objetos a partir das embalagens coletadas
Recursos: quadro-verde, giz, caderno, lápis, borracha, lista impressa, cola





Papel: de 3 a 6 meses
Pano: de 6 meses a 1 ano
Chiclete: 5 anos
Plástico: mais de 100 anos
Borracha: tempo indeterminado
Vidro: 1 milhão de anos


Avaliação: a avaliação é contínua e acompanha todo o processo de aprendizagem. A cada atividade serão realizados apontamentos sobre dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos, observando o desempenho, especificamente, da produção escrita e da linguagem, ou seja, a maneira como as crianças se expressam.







QUADRO PARA PLANEJAMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO SEMANAL


Data: 26/05/18
Escola: Escola Pead
Professor (a): Mara
Áreas de Conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Humanas
Série: 2º
Turma: 20



Dia da semana
2ª feira
3ª feira
4ª feira
5ª feira
6ª feira





Roteiro das atividades
*Roda de conversa: relato do que foi observado em casa.
*Registro no quadro-verde dos locais citados pelas crianças.
Cópia no caderno da lista acima e a separação das palavras que a compõe.
*No final da aula cada aluna/o mostrará a embalagem trazida de casa e organizarão por tipo de material.





  
















*Roda de conversa sobre os recipientes trazidos de casa e organizados por tipo de material.
*Leitura da lista dos tipos de materiais com os quais são confeccionados os diferentes recipientes e o tempo de decomposição de cada um na natureza.
*Ordenar os números destacados da lista distribuída em ordem crescente e decrescente.
*Circular na lista, a primeira letra de cada palavra.
*Retomar as palavras da listagem elaborada e solicitar que as mesmas sejam organizadas de acordo com a ordem alfabética. A professora escreverá no quadro a lista organizada pelas crianças e as mesmas copiarão no caderno.
*Pesquisar em revistas palavras que iniciam com as letras que não foram contempladas ao organizar em ordem alfabética a lista citada e recortá-las para elaborar uma lista completa com todas as letras. A mesma será colada em uma folha de ofício, sendo que as palavras que nomeiam os materiais trabalhados serão copiadas.

*Passeio de campo pelo pátio da Escola e pela praça que fica em frente a mesma e anotação dos recipientes e os materiais com os quais foram confeccionados.
*Montagem de um gráfico que demonstre que tipo de material foi encontrado no passeio e posterior contagem.
*Confecção de objetos com as embalagens colecionadas para a semana
*Redação de um relatório de como foi confeccionado o objeto.
Observações










             Indiscutivelmente, a atuação da tutoria acompanhando pari passu a escrita resultante de nossas reflexões, como também das solicitações feitas pelas Interdisciplinas é fundamental para que haja análise e síntese daquela.
             No que tange à Interdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação, que tem como tutora a Giselda, constato que tem sido muito importante para o desenvolvimento do meu trabalho as reflexões e avaliações feitas pela mesma.
             De acordo com Giselda, não eu não havia apresentado o trabalho completo, portanto fez algumas ponderações que serviram de base para que fosse realizada a elaboração complementar. 
             O resultado foi a complementação do Plano de Aula e a elaboração do Quadro.
              Enfim, a presença da tutoria em um curso EaD é fundamental.

                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...