PLANO DE AULA
Data: 21/05/18
Objetivos:
Identificar materiais recicláveis e não
recicláveis
Classificar diferentes tipos de materiais
Expressar ideias com clareza
Comparar quantidades
Ordenar os números em ordem crescente e
decrescente
Organizar as palavras em ordem alfabética
Separar palavras em sílabas
Conhecimentos
prévios: os alunos observaram em casa os locais
onde havia lixo acumulado e coletaram um recipiente descartado pela família
para trazer para a sala de aula
Estratégias: roda de conversa, listagem no quadro-verde dos
locais observados pelas crianças, cópia no caderno das palavras listadas e
separação em sílabas das mesmas, leitura silenciosa e oral da lista com
produtos e seu tempo de decomposição, colagem da lista o caderno, destaque da
primeira letra de cada palavra da lista e logo após ordená-las de acordo com a
ordem alfabética e esta será escrita no quadro para que seja copiada pelas
crianças, comparação dos tempos de decomposição, ordenando-os do menor para o
maior e vice-versa e a cópia dos mesmos no caderno, observação e identificação
das formas geométricas encontradas nos recipientes colecionados, passeio de campo
para observação de recipientes encontrados no pátio da Escola e na praça em
frente a mesma, elaboração de um gráfico sobre os tipo de matérias encontrados,
elaboração de objetos a partir das embalagens coletadas
Recursos: quadro-verde, giz, caderno, lápis, borracha,
lista impressa, cola
Papel: de 3 a 6 meses
Pano: de 6 meses a 1
ano
Chiclete: 5 anos
Plástico: mais de 100
anos
Borracha: tempo
indeterminado
Vidro: 1 milhão de
anos
|
Avaliação: a avaliação é contínua e acompanha todo o processo
de aprendizagem. A cada atividade serão realizados apontamentos sobre dúvidas e
dificuldades apresentadas pelos alunos, observando o desempenho,
especificamente, da produção escrita e da linguagem, ou seja, a maneira como as
crianças se expressam.
QUADRO PARA PLANEJAMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO SEMANAL
Data:
26/05/18
Escola: Escola Pead
Professor (a): Mara
Áreas de Conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Humanas
Série: 2º
Turma: 20
Escola: Escola Pead
Professor (a): Mara
Áreas de Conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Humanas
Série: 2º
Turma: 20
Dia da semana
|
2ª feira
|
3ª feira
|
4ª feira
|
5ª feira
|
6ª feira
|
Roteiro das atividades
|
*Roda de conversa: relato
do que foi observado em casa.
*Registro no
quadro-verde dos locais citados pelas crianças.
Cópia no caderno da
lista acima e a separação das palavras que a compõe.
*No final da aula cada
aluna/o mostrará a embalagem trazida de casa e organizarão por tipo de
material.
|
*Roda de conversa sobre
os recipientes trazidos de casa e organizados por tipo de material.
*Leitura da lista dos
tipos de materiais com os quais são confeccionados os diferentes recipientes e
o tempo de decomposição de cada um na natureza.
*Ordenar os números
destacados da lista distribuída em ordem crescente e decrescente.
*Circular na lista, a
primeira letra de cada palavra.
|
*Retomar as palavras da
listagem elaborada e solicitar que as mesmas sejam organizadas de acordo com
a ordem alfabética. A professora escreverá no quadro a lista organizada pelas
crianças e as mesmas copiarão no caderno.
*Pesquisar em revistas
palavras que iniciam com as letras que não foram contempladas ao organizar em
ordem alfabética a lista citada e recortá-las para elaborar uma lista completa
com todas as letras. A mesma será colada em uma folha de ofício, sendo que as
palavras que nomeiam os materiais trabalhados serão copiadas.
|
*Passeio de campo pelo
pátio da Escola e pela praça que fica em frente a mesma e anotação dos
recipientes e os materiais com os quais foram confeccionados.
*Montagem de um gráfico
que demonstre que tipo de material foi encontrado no passeio e posterior contagem.
|
*Confecção de objetos
com as embalagens colecionadas para a semana
*Redação de um relatório
de como foi confeccionado o objeto.
|
Observações
|
|
|
|
|
|