segunda-feira, 29 de julho de 2019


                       

                     Reflexões pertinentes ao Estágio Obrigatório                                                                          PEAD/UAB/UFRGS                                                                                                      2019/01




    Semana dedicada à preparação de carinhos para as primeiras cuidadoras, seja a mãe, a avó, alguma parente, ou mesmo o pai que ombreia com as mulheres da família este lugar.
    Sempre é um período no qual deve ser reservado um espaço maior para a troca de ideias, a escuta por parte do professor, a sensibilidade ativa para perceber o quanto para alguns alunos é difícil vivenciar plenamente as atividades referentes ao tema proposto, pois há diversas organizações familiares atualmente, portanto é necessário conhecer as histórias individuais para que a abordagem seja respeitosa.
    Aliando o que foi exposto acima com a solicitação da Direção da Escola para que preparássemos com a turma uma apresentação para às mães/famílias, escolhemos alunos e professora uma canção que contemplou plenamente o que foi conversado no momento preparatório.
   Como o planejamento é elaborado a partir de textos e estes são escolhidos dentre diferentes gêneros textuais, a canção escolhida é resultante de um belo poema, que pode ser lido, discutido, interpretado pelos alunos.
Consoante, Trinconi, Bertin e Marquezi (2014, pg. 341)

          O processo de ensino-aprendizagem deve estimular a sensibilidade, a afetividade e o autoconhecimento do aluno, predispondo-o tanto para a apropriação de conhecimentos, por tornar o estudo mais significativo, como para o desenvolvimento do senso estético, da fruição estética, pois envolve o exercício conjunto do pensamento, da intuição, da sensibilidade e da imaginação.

    Portanto, a semana favoreceu a fruição, pois a turma pode exercitar o pensamento, a intuição, a sensibilidade e a imaginação e pode representar através do canto, toda gama de emoções que surgiram durante o processo de preparação para a apresentação solicitada.

Referências:

BORGATTO. Ana Maria Trinconi. Ápis: letramento e alfabetização/ Ana Maria Trinconi Borgatto, Teresinha Costa Hashimoto Bertin, Vera Lúcia de Carvalho Marchezi. 2.ed. – São Paulo: Ática, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...