Reflexões pertinentes ao Estágio Obrigatório PEAD/UAB/UFRGS 2019/01
O planejamento desta semana foi elaborado e desenvolvido sob a égide do encantamento pela leitura.
A proposta foi trabalhar durante a semana uma fábula que possibilitasse a reescrita da mesma de forma coletiva e o intento foi exitoso.
O empenho foi intenso. Houve envolvimento de todos, seja nas ideias para o texto coletivo, seja na confecção de fantoches e cenário para a apresentação da mesma em sala de aula e a apresentação da história coletiva.
De acordo com Trinconi, Bertin e Marchezi (2014, pg. 333)
Assim, ler, escrever, ouvir e falar são objetivos fundamentais da Educação Básica e devem se constituir em um dos eixos organizadores das relações interdisciplinares e das propostas e práticas pedagógicas na escola.
Encantar as crianças através da leitura de diferentes gêneros textuais é um desafio, pois requer que também estejamos envolvidos por aquele título, para viabilizar aquele é necessário que a escolha dos títulos seja feita com antecedência, assim como a leitura dos mesmos. Feita a escolha, adaptar as atividades de compreensão e interpretação para a turma como um todo e cuidar para que aqueles alunos que estão em defasagem no que se refere à escrita, possam também realizá-las, de maneira escrita, no seu nível, ou através de desenho.
Enfim, ir tramando os planejamentos diários para que todos os alunos sejam desafiados e desejem aprender sempre mais.
Referências:
BORGATTO. Ana Maria Trinconi. Ápis: letramento e alfabetização/ Ana Maria Trinconi Borgatto, Teresinha Costa Hashimoto Bertin, Vera Lúcia de Carvalho Marchezi. 2.ed. – São Paulo: Ática, 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário