segunda-feira, 29 de julho de 2019

                         Reflexões pertinentes ao Estágio Obrigatório                                                                          PEAD/UAB/UFRGS                                                                                                      2019/01




     O planejamento desta semana foi elaborado e desenvolvido sob a égide do encantamento pela leitura.
     A proposta foi trabalhar durante a semana uma fábula que possibilitasse a reescrita da mesma de forma coletiva e o intento foi exitoso.
O empenho foi intenso. Houve envolvimento de todos, seja nas ideias para o texto coletivo, seja na confecção de fantoches e cenário para a apresentação da mesma em sala de aula e a apresentação da história coletiva.
    De acordo com Trinconi, Bertin e Marchezi (2014, pg. 333)

         Assim, ler, escrever, ouvir e falar são objetivos fundamentais da Educação Básica e devem se constituir em um dos eixos organizadores das relações interdisciplinares e das propostas e práticas pedagógicas na escola.

    Encantar as crianças através da leitura de diferentes gêneros textuais é um desafio, pois requer que também estejamos envolvidos por aquele título, para viabilizar aquele é necessário que a escolha dos títulos seja feita com antecedência, assim como a leitura dos mesmos. Feita a escolha, adaptar as atividades de compreensão e interpretação para a turma como um todo e cuidar para que aqueles alunos que estão em defasagem no que se refere à escrita, possam também realizá-las, de maneira escrita, no seu nível, ou através de desenho.
Enfim, ir tramando os planejamentos diários para que todos os alunos sejam desafiados e desejem aprender sempre mais.

Referências:

BORGATTO. Ana Maria Trinconi. Ápis: letramento e alfabetização/ Ana Maria Trinconi Borgatto, Teresinha Costa Hashimoto Bertin, Vera Lúcia de Carvalho Marchezi. 2.ed. – São Paulo: Ática, 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...