sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019


                  


                          Teorias e teóricos: retomada para estudos

Devido à proximidade do Estágio e da produção do TCC, elaborei um plano de estudos que visa construir um arcabouço robusto para que a escrita seja assentada sobre pilares consistentes. Para tanto, retornei às leituras indicadas pelas Interdisciplinas  dos Eixos anteriores e, ao revisitá-los, escolhi para iniciar, os textos indicados por Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II, Eixo VI, Módulo 4.[i]
Ao reler os textos e acessar a reflexão realizada sobre os mesmos, fui remetida aos estudos realizados na Interdisciplina  Corporeidade – Epistemologia e vivências do aprender[ii], Eixo VIII, que foram provocativos e elucidativos no que se refere à construção da subjetividade humana através das interações com o meio e com o Outro.
Conforme Lajonquière ( 1993, p. 33) apud Piaget (1973ª: 337) “ o indivíduo não atinge suas(...) construções intelectuais senão na medida em que é a sede de interações coletivas”.
Dessa maneira, seguirei prospectando teorias e teóricos a partir das indicações que foram realizadas até o momento. A Academia tem como pressuposto ofertar o conhecimento sistematizado e partindo deste, o sujeito poderá perseverar na pesquisa.

REFERÊNCIAS:

LAJONQUIÈRE. Leandro de. De Piaget a Freud: para repensar as aprendizagens. A (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992


[i] https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=46338
[ii] https://moodle.ufrgs.br/mod/forum/view.php?id=1608252

Nenhum comentário:

Postar um comentário

                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...