domingo, 3 de fevereiro de 2019




                                       Justificativa e Análise

Com o propósito de analisar a justificativa elaborada após a adaptação de um jogo digital para a faixa etária na qual eu lecionava no ano de 2016, solicitação feita por Annamaria Píffero Rangel, professora na Interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática em 2016/01[i], pesquisei em outra área de conhecimento, qual seja, a Neurociência com enfoque para a Educação e, nesta foi possível ampliar a compreensão do envolvimento da Linguagem no desenvolvimento de habilidades envolvidas em algumas operações matemáticas.
A justificativa pode ser encontrada neste link[ii], porém preferi copiá-la para agilizar a leitura da mesma e da análise.
“Compreender os significados dos objetos exige conhecimento da língua materna e estas habilidades estão envolvidas na “leitura do mundo”. Sem dúvida alguma a escola é um espaço no qual as crianças podem ser estimuladas a interagir com os pares, adultos, objetos e teorias e a partir destas ações construir suas próprias teorias a respeito do mundo que a cerca. Portanto, a matemática e a língua materna estão intimamente ligadas, pois a razão e a afetividade são inerentes aquelas.”
Na justificativa, demonstro que as interações com o meio e os pares como também o desenvolvimento da língua materna são exigências para a compreensão dos objetos e consoante Cosenza e Guerra (2011, p. 113)

As crianças têm habilidades para lidar com somas e subtrações e começam a apreender a contar aos 2 anos, paralelamente ao grande desenvolvimento da linguagem que ocorre nesta época. As operações matemáticas precisas vão depender da maturação das áreas corticais da linguagem.


Ainda Cosenza e Guerra (2011, p.114)

Por outro lado, sabe-se que o senso numérico pode ser aperfeiçoado por meio de jogos e outras atividades promovidas pela interação social. Essas intervenções parecem aumentar a habilidade de utilizar a fileira mental dos números.


Portanto, é possível concluir que há interdependência entre operações matemáticas e maturação da linguagem.

REFERÊNCIAS:
COSENZA. Ramon M. Neurociência e educação: como o cérebro aprende/ Ramon M. Cosenza, Leonor B. Guerra. – Porto Alegre: Artmed, 2011
______ibdem.









[i] https://moodle.ufrgs.br/mod/forum/view.php?id=1100907
[ii] https://moodle.ufrgs.br/mod/forum/discuss.php?d=146449

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