Justificativa e
Análise
Com o propósito de analisar a justificativa
elaborada após a adaptação de um jogo digital para a faixa etária na qual eu
lecionava no ano de 2016, solicitação feita por Annamaria Píffero Rangel,
professora na Interdisciplina
Representação do Mundo pela Matemática em 2016/01[i], pesquisei
em outra área de conhecimento, qual seja, a Neurociência com enfoque para a
Educação e, nesta foi possível ampliar a compreensão do envolvimento da
Linguagem no desenvolvimento de habilidades envolvidas em algumas operações
matemáticas.
A justificativa pode ser encontrada neste link[ii],
porém preferi copiá-la para agilizar a leitura da mesma e da análise.
“Compreender os significados dos objetos
exige conhecimento da língua materna e estas habilidades estão envolvidas na
“leitura do mundo”. Sem dúvida alguma a escola é um espaço no qual as crianças
podem ser estimuladas a interagir com os pares, adultos, objetos e teorias e a
partir destas ações construir suas próprias teorias a respeito do mundo que a
cerca. Portanto, a matemática e a língua materna estão intimamente ligadas,
pois a razão e a afetividade são inerentes aquelas.”
Na justificativa, demonstro que as interações
com o meio e os pares como também o desenvolvimento da língua materna são
exigências para a compreensão dos objetos e consoante Cosenza e Guerra (2011,
p. 113)
As
crianças têm habilidades para lidar com somas e subtrações e começam a
apreender a contar aos 2 anos, paralelamente ao grande desenvolvimento da
linguagem que ocorre nesta época. As operações matemáticas precisas vão
depender da maturação das áreas corticais da linguagem.
Ainda Cosenza e Guerra (2011, p.114)
Por
outro lado, sabe-se que o senso numérico pode ser aperfeiçoado por meio de
jogos e outras atividades promovidas pela interação social. Essas intervenções
parecem aumentar a habilidade de utilizar a fileira mental dos números.
Portanto, é possível concluir que há interdependência
entre operações matemáticas e maturação da linguagem.
REFERÊNCIAS:
COSENZA.
Ramon M. Neurociência e educação: como o cérebro aprende/ Ramon M. Cosenza,
Leonor B. Guerra. – Porto Alegre: Artmed, 2011
______ibdem.
[i] https://moodle.ufrgs.br/mod/forum/view.php?id=1100907
[ii] https://moodle.ufrgs.br/mod/forum/discuss.php?d=146449
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