quinta-feira, 7 de junho de 2018


                                                     Uma opção: Projeto

Trabalhar com projetos em sala de aula é inspirador. Tenho desenvolvido projetos de curta duração com as turmas que trabalhei desde que reingressei no serviço público como professora, isso há quatro anos.

No início de maneira discreta, pois a escola na qual retomei minha jornada tem proposta de ensino tradicional e como estava iniciando precisava me inserir no grupo. Com o passar do tempo foi possível tornar robusto meu planejamento.

Sigo planejando os projetos sempre respeitando o interesse das crianças, ou seja, procurando os temas geradores para que seja viável envolvê-los nas atividades.

Tenho como princípio utilizar a literatura para instigá-los, pois penso que o emocional e o prático são aliados sempre que uma história é bem recebida.

Por exemplo, no momento estamos desenvolvendo/desbravando o tema lixo e todas as suas nuances, quais sejam, a limpeza da sala de aula, pátio da escola, tonéis diferentes para descarte dos resíduos, coleta e separação de recipientes oriundos dos lares dos estudantes, os recursos hídricos poluídos com o manejo incorreto do lixo, morte dos animais por ingestão do lixo e outros assuntos que vão surgindo.

De acordo com Hara, 1992[i], "o ato de escrever é indissociável da função expressiva e comunicativa da escrita e, portanto, das coisas do mundo, do que há para expressar e comunicar vida."

É evidente que ao trabalharmos como mediadores entre os educandos e o conhecimento, temos de ter em vista que a escrita deve expressar aquilo que aqueles percebem, sentem, elaboram, portanto o projeto como estratégia tem o vigor necessário para conduzir as atividades de maneira que a motivação sobre os assuntos seja constante.

Referência:

HARA. Regina. Alfabetização de adultos: ainda um desafio. 3.ed. São Paulo: CEDI, 1992. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2431939/mod_resource/content/0/Alfabetizacao_de_adultos__Regina_Hara.pdf Acesso em: 07/06/2018


[i] https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2431939/mod_resource/content/0/Alfabetizacao_de_adultos__Regina_Hara.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...