terça-feira, 10 de novembro de 2015




                                                         Ler o mundo


Somos seres culturais, portanto resultado das interações que travamos cotidianamente. Essas interações dependem da comunicação, que ao fim e ao cabo é o fio invisível que une a todos constantemente.
Se a comunicação é indispensável para tecer a humanidade, não havendo a compreensão do que escutamos e falamos acarretará a não-humanidade? Ou uma meia-humanidade?
Ora, se somos seres culturais resultantes da comunicação, como aceitar sociedades que convivem com o analfabetismo ou com qualquer definição que delimite em torno de muitas pessoas um fio invisível, que ao contrário de unir, separa?
Por outro lado, porque alguns continuam à margem pela incapacidade de comunicar-se plenamente, se já conhecemos “como” aprendemos a ler e escrever? E sabendo ler e escrever, interpretar e inferir no mundo?
Conhecer os processos pelos quais as pessoas, criança ou adulto, acessam o universo da leitura e escrita é uma poderosa arma para debelarmos a ferida aberta que causa exclusão. Conhecer requer pesquisa, dedicação e vontade.
Incorporar aos conhecimentos necessários para ser efetivo no processo ensino-aprendizagem no papel de professor exige que conheçamos, por exemplo, os fatores que interferem no processo de alfabetização, esta a porta de entrada para as interações a partir da comunicação.
Sem dúvida, a Interdisciplina Fundamentos da Educação/PEAD/UFRGS/2015 capitaneada pela professora AnnaMaria Piffero Rangel ofereceu-nos possibilidades de diferentes matizes para que pudéssemos entender como/porque/em que tempo a aquisição e construção do conhecimento ocorre. O assombro me acompanhou desde o início, pois em sala de aula algumas dificuldades de meus alunos,que já havia detectado e não sabia como mediar, foram compreendidas e desta passei a inferir.
Por fim, a admiração pela professora, que a partir da experiência nos temas abordados forneceu pistas de que é possível através da pesquisa, observação e avaliação encaminhar atividades sistematizadas e assim agindo proporcionar aos alunos possibilidades reais de aquisição das habilidades de ler e escrever no, para e com o mundo somente aumentou.


                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...