Eu e o Outro
Um
ser "desejante de saber", segundo Sigmund Freud, é toda pessoa que
pergunta para situar-se e entender o mundo e dele participar/desfrutar. Esta
"entrada" no mundo acontece a partir das relações familiares, mais
precisamente com os primeiros cuidadores e estes serão as referências tanto
positivas quanto negativas em todas as interações futuras. Ser no mundo exige
ser para alguém primeiro. Eu e o outro. Esta será sempre a tensão que provocará
a busca pelo conhecimento do mundo e no mundo.
Enquanto
vai se constituindo, a criança experimenta, testa as reações dos adultos
espelhadas na reação já vivenciada com os primeiros modelos e este exercício
constante fornecerá sinais, pistas de como deve reagir/agir diante de situações
cotidianas. Este movimento tanto reafirmará convicções, quanto colocará em
dúvida comportamentos resultantes. Estas interações foram denominadas por Freud
como transferência. O adulto será o meio pelo qual a criança fará seu
“laboratório” para sua s futuras andanças. Segundo Freud (1901) transferências “são
reedições dos impulsos e fantasias despertadas e tornadas conscientes durante o
desenvolvimento da análise e que trazem como característica a substituição de
uma pessoa anterior pela pessoa do médico.”
O
adulto será desafiado enquanto o ser com o qual a criança fará suas
“experimentações” para ser no mundo. Ora, se para ser alguém a criança
necessita de “algo” para exercitar o quanto/como a humanidade lhe é possível,
então ele o adulto, precisará deixar de lado, não abandonar, mas permitir que a
criança seja, enquanto “não sou” para que ela vivencie a partir daquilo que
somos enquanto pessoas que já entendem as dinâmicas relacionais. Para este
movimento foi cunhado o termo contra referência.
Contranarciso
em mim
eu vejo o outro
e outro
e outro
enfim dezenas
trens passando
vagões cheios de gente
centenas
o outro
que há em mim
é você
você
e você
assim como
eu estou em você
eu estou nele
em nós
e só quando
estamos em nós
estamos em paz
mesmo que estejamos a sós
Paulo Leminski, 1983
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