quarta-feira, 26 de abril de 2017

                               Da minhoca à baleia


  Como em um passe de mágica, da terra, a turma mergulhou em um oceano de curiosidade e algaravia. Ao "reatar os fios" que reconduziam à pergunta formulada por um aluno, após a leitura do poema As minhocas também amam e mamam..., qual seja, "existe minhoca do mesmo tamanho de uma cobra?" outra pergunta se impôs através da participação entusiasmada de outro aluno. Este perguntou: "será que cabe uma baleia na sala de aula?" Da pergunta à discussão generalizada sobre capacidade da sala, tamanhos e tipos de baleia foi um passo.

   Diante de tanto entusiasmo devolvi a pergunta, provocando: "de qual baleia você está falando?" A resposta convicta, "baleia assassina" foi rebatida por " quero saber se a baleia franca cabe!"

   Em decorrência da motivação pelo assunto tamanho e tipo de baleia, resolvi fazer uma votação para saber qual assunto estudaríamos primeiro e o animal de tamanho oceânico recebeu mais louros em detrimento do ser terrestre que também os fascina, portanto "será que cabe uma baleia na sala de aula?" será o mote do projeto de trabalho a ser desenvolvido pela Turma 22 da EEEF Olintho de Oliveira.

Um comentário:

  1. Olá Mara,
    Estou curiosa para saber como será o desenvolvimento destes estudos. Bom trabalho.
    Att,
    Tutora Rocheli

    ResponderExcluir

                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...