segunda-feira, 30 de abril de 2018


                                 

Inovação pedagógica

Inovação pedagógica é o rompimento com um paradigma através do arcabouço teórico e dialógico fundamentados nas teorias que versam sobre saberes produzidos ao longo da história humana.

De acordo com CUNHA (2004, p.8)

[...] Tardif, Lessard & Lahye (1991) chamavam a atenção para a importância de considerar que os professores são produtores de saberes e que estes são plurais na sua constituição e natureza. Apontavam três tipos de saberes como constituintes da docência: os saberes das disciplinas, os saberes curriculares e os saberes da experiência.


Enquanto docente, o sujeito não declina de suas experiências ao planejar e/ou interagir com os discentes, nem tampouco deriva da intencionalidade pedagógica por não ter a resposta para uma questão. A inovação acompanha o fazer didático se for analisado como interações constantes e estas são repletas de signos e significantes que tornam-se concretos somente no momento em que são nomeados/sugeridos por um/a aluno/a.

Conforme CUNHA (2004, p.12) [...] A inovação existe em determinado lugar, tempo e circunstância, como produto de uma ação humana sobre o ambiente ou meio social.


Referências:
CUNHA. Maria Isabel. Inovações pedagógicas e a reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na universidade. VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Centro de Estudos Sociais, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Portugal, 16 a 18 de setembro de 2004.
_______ibdi., p. 12.



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