Inovação pedagógica
Inovação pedagógica
é o rompimento com um paradigma através do arcabouço teórico e dialógico
fundamentados nas teorias que versam sobre saberes produzidos ao longo da
história humana.
De acordo com CUNHA
(2004, p.8)
[...]
Tardif, Lessard & Lahye (1991) chamavam a atenção para a importância de
considerar que os professores são produtores de saberes e que estes são plurais
na sua constituição e natureza. Apontavam três tipos de saberes como
constituintes da docência: os saberes das disciplinas, os saberes curriculares
e os saberes da experiência.
Enquanto
docente, o sujeito não declina de suas experiências ao planejar e/ou interagir
com os discentes, nem tampouco deriva da intencionalidade pedagógica por não
ter a resposta para uma questão. A inovação acompanha o fazer didático se for
analisado como interações constantes e estas são repletas de signos e
significantes que tornam-se concretos somente no momento em que são
nomeados/sugeridos por um/a aluno/a.
Conforme
CUNHA (2004, p.12) [...] A inovação existe em determinado lugar, tempo e
circunstância, como produto de uma ação humana sobre o ambiente ou meio social.
Referências:
CUNHA.
Maria Isabel. Inovações pedagógicas e a
reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na universidade. VIII
Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Centro de Estudos Sociais,
Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Portugal, 16 a 18 de setembro
de 2004.
_______ibdi.,
p. 12.
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