quinta-feira, 3 de maio de 2018


                                                      
                           Atividade solicitada pela Interdisciplina Linguagem e Educação


                                                 Plano de Aula

Turma: 3º Ano
 Faixa etária envolvida: 8 a 11 anos
Componentes Curriculares: Ciências Humanas, Linguagem, Ciências da Natureza

 Objetivos:
- Identificar as rimas que compõem o poema
- Proporcionar através do diálogo, identificação de tipos de moradias, inclusive a situação dos moradores de rua
- Conhecer o autor da obra, através de texto informativo
- Cantar o poema
- Representar o poema através de sequência gestual
- Representar a casa imaginada a partir da audição/leitura do poema, através das artes plásticas

 Desenvolvimento:
 A apresentação do poema será feita após algumas “rodas de conversa” sobre as estações do ano, que é um dos temas trabalhados durante o ano. Com a chegada do frio intenso, incentivei os alunos que observassem, no trajeto entre escola/moradia, como as pessoas estavam vestidas e enquanto relatavam, surgiu a situação dos moradores de rua.
Aproveitando este mote, escolhi o poema A Casa[i], de Vinícius de Moraes.
Iniciarei solicitando a leitura silenciosa e logo em seguida farei a leitura do mesmo.  Após ler para os alunos, falarei sobre o autor, apresentarei um vídeo no qual Vinícius de Moraes conversa com Toquinho[ii] sobre “a Casa” e solicitarei que um(a) aluno(a) leia em voz alta o texto informativo que acompanha o poema no livro didático. Solicitar que prestem atenção, enquanto a leitura do poema for feita, nas palavras que rimam.
Após este momento, apresentarei um vídeo[iii] muito interessante para que os alunos conheçam diferentes maneiras de representar uma ideia.
Depois da audição deste vídeo, convidarei os alunos para cantarem o poema musicado. No primeiro momento coletivamente e na sequência acolher as ideias da turma.

Atividades:
- Sublinhar no poema as palavras que rimam;
- Fazer uma lista de palavras que rimam com as destacadas no poema;
- Montar uma sequência gestual/corporal que represente a música (trabalho em pequenos grupos);
- Representar através de diferentes materiais a “casa engraçada” imaginada (trabalho individual ou em duplas)

 Reflexões:
Fiquei muito feliz com o resultado deste trabalho.  As crianças participaram de todas as atividades e sugeriram outras, como por exemplo, cantar e bater palmas, acompanhando o ritmo. Também sugeriram que ensaiassem para apresentar para os pequenos do 1º Ano o poema através do gestual/corporal.

Análise reflexiva

Para ele (Vygotsky)[i], todo sujeito adquire seus conhecimentos a partir de relações interpessoais, de troca com o meio. Por isso, é chamado de interativo. Vygotsky afirma que aquilo que parece individual na pessoa, é na verdade resultado da construção da sua relação com o outro. Um outro coletivo, que veicula cultura.”

Com o objetivo de analisar e refletir sobre o relato apresentado em forma de planejamento de aula, traçarei algumas linhas, tendo como norteadores destas, os conceitos de Jean Piaget [ii]e Le Vygotsky[iii] à respeito do processo de construção de conhecimento e aquisição da linguagem.
Provocar os estudantes para que percebam o meio no qual estão inseridos, através das produções humanas é um mote generoso, pois a realidade apresentada através da poesia cria ambiências possíveis para diferentes posicionamentos e representações.
Esta sempre é a escolha que faço para o trabalho diário, elencando entre diversos títulos, seja música, parlenda, poesia, contos de fadas, entre outros as motivações para provocar alunas e alunos para que demonstrem o que pensam, sentem e a partir desta dinâmica possibilitar a aquisição de conhecimentos, a elaboração de questões pertinentes aos assuntos levantados pelos estudantes, representação daquilo que compreenderam, a apresentação de determinados conceitos e, quando possível à pesquisa destes pelos discentes.
Para o desenvolvimento do plano de aula postado acima, previ a interação entre os alunos e eu a partir da roda de conversa e posteriormente trabalhos em grupo e em duplas e o resultado foi muito bom, pois a situação dos moradores de rua provocaram diversos posicionamentos e a partir destes foi possível oferecer e escutar diferentes opiniões sobre aquela.
Considero que os sujeitos resultantes deste momento possam ser denominados “interativos” pela acepção Vygotskyana e também que o desenvolvimento da lógica foi possibilitada através da socialização da fala. (Montoya, 2006, p. 121)

Referências:
MOTOYA. Adrián Oscar Dongo. Pensamento e linguagem: percurso Piagetiano de investigação. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 119-127, jan./abr. 2006 Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2390158/mod_resource/content/2/Percursos%20piagetianos.pdf Acesso em: 03/05/18



Interação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...