Brincar é desafio
Com
toda certeza brincar é importante. Dentre as importâncias possíveis e
necessárias, as mais significativas são as possibilidades, desafios e
entretenimento que o brincar oferece.
Brincar
para as crianças é ação sobre objetos e emoções. É desafiar os limites do jogo,
do corpo, da capacidade de acolher o Outro e saber que o Eu é capaz de superar
frustações. Também é o que desafia sem exigir resultado ou utilidade. É alegria
em desafiar-se. É prazer em ultrapassar o que até então era limite, dificuldade
ou medo. Exercício em ser. Tempo presente.
Segundo
Rubem Alves (1997)
Quem
brinca sabe que a alegria se encontra precisamente no desafio e na dificuldade.
Letras, palavras, números, formas, bichos, plantas, objetos (ah! O fascínio dos
objetos!), estrelas, rios, mares, máquinas, ferramentas, comidas, músicas –
todos são desafios que olham para nós e nos dizem: “Veja se você pode comigo!”
(RUBEM ALVES, 1997, p.123)
Enfim,
brincar é desafio das gentes em busca daquilo que amplia as possibilidades de
ser em qualquer tempo e espaço, momento e advento. Ser aprendendo e ensinando.
Saber que sabe depois de duvidar. Ou que pode ou não, dependendo da situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário