domingo, 10 de abril de 2016



                                       Brincar é desafio

Com toda certeza brincar é importante. Dentre as importâncias possíveis e necessárias, as mais significativas são as possibilidades, desafios e entretenimento que o brincar oferece.
Brincar para as crianças é ação sobre objetos e emoções. É desafiar os limites do jogo, do corpo, da capacidade de acolher o Outro e saber que o Eu é capaz de superar frustações. Também é o que desafia sem exigir resultado ou utilidade. É alegria em desafiar-se. É prazer em ultrapassar o que até então era limite, dificuldade ou medo. Exercício em ser. Tempo presente.
Segundo Rubem Alves (1997)


Quem brinca sabe que a alegria se encontra precisamente no desafio e na dificuldade. Letras, palavras, números, formas, bichos, plantas, objetos (ah! O fascínio dos objetos!), estrelas, rios, mares, máquinas, ferramentas, comidas, músicas – todos são desafios que olham para nós e nos dizem: “Veja se você pode comigo!” (RUBEM ALVES, 1997, p.123)


Enfim, brincar é desafio das gentes em busca daquilo que amplia as possibilidades de ser em qualquer tempo e espaço, momento e advento. Ser aprendendo e ensinando. Saber que sabe depois de duvidar. Ou que pode ou não, dependendo da situação.










                                                         


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