"Coisas do mundo"
Inescapável partir "das medidas do próprio corpo
da criança", pois a "ação do educador será a de decifrar com o
educando as coisas das quais ambos são participantes"(MENDES et al.Ciências Humanas e da Natureza,2º
Ano. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Coleção Porta Aberta, p.298.FTD. 1ª
Edição. São Paulo - 2014 apud
fazenda, 2003, p.38) e para tanto foi realizada com a turma uma atividade na
qual eles compararam suas alturas, tamanho dos pés e passos e deste exercício
surgiram variáveis importantes para introduzir os sinais matemáticos
pertinentes à comparação e a "baleia" como imaginário fomentando as
descobertas permanece como fio condutor.
Do mesmo modo que a pergunta geradora motiva ações em
diferentes áreas do conhecimento, aquela foi inspirada em uma história
oferecida à turma, qual seja, A quarta-feira de Jonas, de Socorro Acioli. Esta apresenta um dia na
vida do menino Jonas, leitor e amante de golfinhos. Desta paixão, surge a
inesperada lição de vida que altera o cotidiano do menino e dos golfinhos.
Desse modo, seguimos sob o impacto da história,
aproveitando todos os elementos nela contidos, dentre eles, um ainda não
desenvolvido versa sobre os materiais descartáveis e seus destinos.
Portanto, ao agregar "as coisas do mundo" ao
currículo estaremos oportunizando dias e atividades instigantes a ponto de
termos, como educadores, à mão riquezas inúmeras que poderão motivar todos os
alunos e desta a aprendizagem depende de maneira inquestionável.
Referências:
ACIOLI, Socorro. A quarta-feira de Jonas. Edições Demócrito Rocha. Fortaleza. 2010
MENDES et al.Ciências Humanas e da Natureza,2º Ano. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Coleção Porta Aberta, p.298.FTD. 1ª Edição. São Paulo - 2014 apud fazenda, 2003, p.38
Olá Mara,
ResponderExcluirVejo que está indo bem com o projeto com a turminha. Mas lembro que é importante postar também tuas aprendizagens no blog semanalmente.
Att,
Tutora Rocheli