Outras certezas e ainda muitas
dúvidas
O assombro e a algaravia fizeram parte dos
dias nos quais as atividades se desenrolaram.
Muito instigante desenvolver o projeto
baseado nas possibilidades de pesquisa oferecidas às crianças, pois estas propiciam
indagações, indicando o prosseguimento de novas descobertas oriundas das
dúvidas que surgiram.
Certezas
|
Dúvidas
|
As baleias
conhecidas cabem em nossa sala aula.
|
Quantas
“tipos” de baleias existem?
|
A baleia orca
cabe.
|
Como as
baleias respiram?
|
O filhote de
baleia cabe na sala de aula.
|
O golfinho é
baleia?
|
Alguma baleia
deve caber.
|
O tubarão é
baleia?
|
A baleia
franca é maior que a baleia “assassina”.
|
Quanto pesa a
maior baleia?
|
Não existe
baleia assassina.
|
Os bebês de
baleia nascem de ovo ou iguais a gente?
|
A baleia orca
é denominada de baleia “assassina” por se alimentar de outros mamíferos e
baleias maiores que ela.
|
Qual a
alimentação da baleia?
|
Na sala da
professora Graciela cabe. Ela é maior que a nossa!
|
|
A sala da
professora Graciela mede 30m X 100m
|
|
A maior
baleia é a baleia-azul e também o maior animal do planeta.
|
|
A baleia-azul
pode chegar até 30m de comprimento.
|
O inusitado é a chave para novos questionamentos.
Dito isso, não há como negar que da pergunta concebida em meio à conversa geradora de toda a pesquisa, muitos conhecimentos foram sendo lapidados, por exemplo, as formas geométricas, o meio ambiente aquático, o peso dos animais e a construção do esquema que resultou nos mapas acima.
Ao iniciar o esboço, solicitei que os alunos fossem citando, das anotações nas quais registraram as dúvidas, certezas e as derivações daquelas. E nesta etapa constatei a seriedade com que trataram o tema, pois a turma como um todo manteve atenção e respeito enquanto anotávamos e algumas considerações feitas, foram acompanhadas do silêncio respeitoso.
Penso ser um caminho interessante para eu, no papel de educadora e graduanda, perseguir e perseverar, apesar de saber que a instituição escolar carece da gestão democrática e desta deriva interações que acolhem pesquisas, que são ferramentas imprescindíveis para a formação do indivíduo autônomo e responsável pela construção do conhecimento pessoal.
Olá Mara, esta postagem é continuação da outra, da mesma forma não percebo as tuas reflexões.
ResponderExcluirAtt,
Tutora Rocheli