Espaço e forma:
experimentando para descobrir
Sem
dúvida, assim como a Alfabetização no que tange à grafia, ao fonema, ao
letramento, à construção do número e suas aplicações, através da lógica, também
é necessário que planejemos situações para que a criança, a partir do seu
corpo, vivencie o espaço e as formas para ter competência de representar os
mesmos.
Consoante
Montoito et all apud Piaget, 2012, p. 23
a criança constrói seu conhecimento por meio de uma experimentação
ativa, ou seja, experienciando os objetos sem formar conceitos sobre estes,
pois isto só ocorrerá mais tarde. Por meio da experiência física, a criança
conhece os objetos conforme os vai manipulando, o que a leva a descobrir
propriedades materiais que podem ser notadas através da observação e do tato.
Trabalhar estes conceitos exige que iniciemos a partir de
atividades nas quais o espaço aberto esteja
presente, após explorar o corpo em movimento junto aos colegas na sala de aula.
Como também montar com os alunos um acervo com diferentes
recipientes, caixas, esferas, cones em diferentes materiais e com estes
explorar planificando-os, remontando-os, construindo maquetes nas quais eles
poderão inserir trajetos, como por exemplo a escola e o entorno. A rua lateral
onde esperam o transporte escolar ou a frente da escola onde os familiares os
aguardam.
O corpo em movimento no espaço, visualizando e manipulando
formas.
Referências:
MONTOITO.
Rafael; LEIVAS. José Carlos Pinto. VIDYA, v. 32, n. 2, p.21-35, jul./dez., 2012
- Santa Maria, 2012. ISSN 0104-270 X. Disponível em: file:///C:/Users/Mara/Downloads/271-866-1-PB.pdf
Acesso em: 15/12/18
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