sexta-feira, 14 de dezembro de 2018




Espaço e forma: experimentando para descobrir

Sem dúvida, assim como a Alfabetização no que tange à grafia, ao fonema, ao letramento, à construção do número e suas aplicações, através da lógica, também é necessário que planejemos situações para que a criança, a partir do seu corpo, vivencie o espaço e as formas para ter competência de representar os mesmos.
Consoante Montoito et all apud Piaget, 2012, p. 23

a criança constrói seu conhecimento por meio de uma experimentação ativa, ou seja, experienciando os objetos sem formar conceitos sobre estes, pois isto só ocorrerá mais tarde. Por meio da experiência física, a criança conhece os objetos conforme os vai manipulando, o que a leva a descobrir propriedades materiais que podem ser notadas através da observação e do tato.

Trabalhar estes conceitos exige que iniciemos a partir de atividades nas  quais o espaço aberto esteja presente, após explorar o corpo em movimento junto aos colegas na sala de aula.
Como também montar com os alunos um acervo com diferentes recipientes, caixas, esferas, cones em diferentes materiais e com estes explorar planificando-os, remontando-os, construindo maquetes nas quais eles poderão inserir trajetos, como por exemplo a escola e o entorno. A rua lateral onde esperam o transporte escolar ou a frente da escola onde os familiares os aguardam.
O corpo em movimento no espaço, visualizando e manipulando formas. 

Referências:
MONTOITO. Rafael; LEIVAS. José Carlos Pinto. VIDYA, v. 32, n. 2, p.21-35, jul./dez., 2012 - Santa Maria, 2012. ISSN 0104-270 X. Disponível em: file:///C:/Users/Mara/Downloads/271-866-1-PB.pdf Acesso em: 15/12/18


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