Apresentação
Iniciei a carreira de professora dos Anos Iniciais logo que concluí a formação no curso de Magistério em 1982 e permaneci como tal até o ano de 1989, quando ocorreu o nascimento da primeira filha.
Durante alguns anos tive de adiar o retorno à função e o retorno ocorreu em 2014. Portanto, tenho de efetivo exercício 9 anos.
Quando iniciei trabalhei com as turmas de 2º ao 4º ano e atualmente permaneço nesta faixa, ou seja, 3º Ano que encerra o Ciclo de Alfabetização.
A turma tem entre 8 e 11 anos, sendo que estes com idades entre 10 e 11 anos são repetentes há mais dois anos no mesmo ano.
Sempre um desafio trabalhar no 3º Ano dos Anos Iniciais, pois exige um trabalho consistente para que @s alun@s possam progredir com autonomia e competentes para frequentar o 4º Ano.
Relato de Experiência
Há um jogo que proponho sempre que possível, pois aquele auxilia no cálculo mental e no desenvolvimento da autonomia, respeito e cooperação.
O jogo faz parte do compêndio produzido pelo MEC, para o PNAIC/2014.
Jogo: Para ou Arrisca? II
Material:
- 2 dados comuns
- 1 folha de papel branco
-1 lápis preto
Participantes: 4 participantes
Regras:
- Cada jogador, na sua vez, lança os dois dados simultaneamente, registrado no papel a soma obtido. Após o primeiro lançamento, o jogador registra a soma dos dois dados e decide a se quer jogar mais vezes. Se optar por jogar novamente, deve estar atento para as seguintes situações:
* se sair números cuja soma é um número ímpar adiciona-se a soma ao valor anterior e pode continuar jogando se quiser, ou, se não quiser, passa a vez para o próximo jogador;
* se sair o número 1 em um dos dados perdem-se os pontos daquela rodada e passa a vez;
* se sair o número 1 em ambos os dados ganha-se um bônus de 30 pontos.
* ganha o jogo quem primeiro atingir 120 pontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário