Pedagogia da pergunta
Perguntas. Curiosidade. Provocações.
Respostas. Pedagogia.
Minha curiosidade está
soterrada pela certeza em ser parte da natureza, não como os índios sentem,
pois não alcanço a sabedoria deste lindo povo, mas assim me sinto, portanto se
nascemos de uma explosão cósmica, se a Galáxia à qual pertencemos é única ou não, são questões que não mexem com
minha imaginação. Somos responsáveis por este planeta porque somos o próprio.
No
entanto, para responder à provocação feita no Fórum Pedagogia da
Pergunta da Interdisciplina Representação do mundo pelas Ciências Naturais,
após a leitura do texto
magnífico de Paulo Freire e Antonio Faundez fiquei espreitando meus meninos, alunos do 3º
Ano. Alguns deles que adoram Ciências e volta e meia surpreendo-me com aqueles
olhos lindos e brilhantes, como se com febre estivessem, vem me
"perfurar" de perguntas. Aproveitei uma conversa sobre Universo,
Galáxias e sentei-me perto deles e fiquei por ali me nutrindo de infância. Até que Lucas professa:
- Um meteoro colidiu com a Terra e um pedaço
dela virou a Lua. Assim surgiu a Lua.
Perguntei (lembrando as
perguntas que teríamos que fazer por solicitação da atividade acima citada):
- Se a Lua é um pedacinho
da Terra, quais as características comuns entre ela e a Lua?
- Ela (a Lua) não tem magma, nem rocha...
-Não sei muito bem se é
isso. Respondeu repleto de dúvidas.
Conforme Antonio Faundes
apud Paulo Freire (1985), “o início do conhecimento é perguntar. E somente a
partir de perguntas é que se deve sair em busca de respostas...” Partindo deste
princípio, instiguei os alunos que estavam participando do diálogo travado a
partir da tese do Lucas, a procurarem respostas às questões que ficaram em
aberto depois que houve a desestabilização da ideia sobre a formação da Lua.
Enfim, perguntar para
desestabilizar e oferecer oportunidade para que o estudante possa construir o
seu conhecimento é imprescindível no processo que engloba aprendizado e ensino,
ou seja, aprende-se ensinando e ensina-se aprendendo.
Referência:
Nenhum comentário:
Postar um comentário