domingo, 13 de novembro de 2016

Ciências e vida sustentável

    Sem dúvida alguma, as ciências são ferramentas indispensáveis na preservação do meio ambiente, consequentemente da vida sustentável.
Para exemplificar o quanto a ciência deve estar a serviço da sustentabilidade, cito a manchete veiculada em um site:



    Da mesma forma, outra publicação reitera e reforça a necessidade do conhecimento consolidado fornecer bases factíveis para que uma comunidade permaneça e preserve seu local de origem. Confira:




    Sob o ponto de vista das ciências as citações acima demonstram que através da pesquisa sobre a área preservada pode-se fazer planejamentos que visem à continuidade das ações que têm conseguido manter a cobertura vegetal original da Mata Atlântica, assim como preparar projetos que possam constituir um arcabouço legal e conferir legitimidade aos atuais moradores da região, que no caso específico são povos indígenas e com tal têm sido constrangidos a abandonarem seus espaços ancestrais em função de posseiros e grileiros. De outro ponto de vista, destacando a segunda citação, veremos a ciência jurídica afirmando que a CF/88 assegura e entende que a terra é a base da cultura e espaço de preservação ambiental dos povos tradicionais.


    Portanto, as ciências devem ser construções humanas que capacitem a sociedade para manter o equilíbrio necessário para a manutenção da vida no planeta.

Referências:
http://www.redebrasilatual.com.br/ambiente/2013/05/pesquisa-indica-que-terras-indigenas-contribuem-para-preservacao-da-mata-atlantica-3430.html Acesso: 13/11/2016

http://www.palmares.gov.br/?p=19123 Acesso: 13/11/2016

http://www.cpisp.org.br/indios/upload/editor/files/Terrasestudadas(1).pdf Acesso: 13/11/2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário

                                            Estudo e pesquisa: exigência docente        Ensejando a continuidade dos estudos e porvent...