Operações
aritméticas, técnicas e tecnologias
Antes
de tudo registro que a leitura Técnicas e
tecnologias no trabalho com as operações aritméticas nos anos iniciais do
ensino fundamental, escrito por Bittar, Freitas e Pais (2013), ofereceu o
embasamento que eu necessitava para aprofundar estudos e planejamentos no que tange
ao conhecimento de como e porque trabalhar valor posicional para posteriormente
introduzir as operações que compõem os campos aditivo e multiplicativo.
Segundo
Bittar, Freitas e Pais (2013, p.27) “o
valor posicional dos algarismos tem papel fundamental na materialização da
operação”. Da mesma forma como foi
preconizado pelos autores, desenvolvo desde o início do ano atividades para que
o algarismo seja compreendido pelo aluno como um símbolo e no decorrer do
trabalho ofereço, através de material manipulativo e quadro valor de lugar,
situações para que eles possam construir o número partindo daquele
conhecimento, pois somente desta forma haverá a compreensão do sistema de
numeração decimal pelos indivíduos.
Assim
procedendo insiro, através de uma situação-problema, a oportunidade de desafiá-los
para que resolvam a operação de adição e subtração, nesta ordem, uma de cada
vez e em dias diferentes. Aguardo o inicio
do desconforto e das perguntas e indago: - quantas unidades “cabem” na ordem
das unidades? E quantas na ordem das dezenas? E sigo atendendo e estimulando
para que usem seus QVL (individual).
Enquanto
fazem as tentativas, solicito que anotem o que pensam para resolver a questão e
para que eu possa acompanhar e intervir quando necessário. Essa etapa para
alguns é bem demorada, pois alegam que “está tudo na cabeça” e por este motivo
é mais difícil escrever. Nestes momentos auxílio perguntando o que pensaram e
acompanho as anotações que ao longo do tempo vão se tornando mais claras e
objetivas.
Ao
mesmo tempo, quer dizer, no período no qual desenvolvo este trabalho,
oportunizo que continuem usando a composição e decomposição dos números
aplicando-os para resolver as operações, tanto de adição quanto de subtração.
Assim
sendo, sigo o trabalho priorizando o uso do material que os auxilia a
concretizar o número e resolver as operações que exigem reagrupamento e
reserva, planejando atividades variadas e diferentes situações-problema que
estimulem o raciocínio.
Referências:
BITTAR, Marilena; FREITAS, José Luiz Magalhães; PAIS, Luis Carlos (2013)
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1713665/course/section/1269824/bittar_freitas_pais_cap1.pdf Acesso: 13/11/2016
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