domingo, 13 de novembro de 2016




                                                            Operações aritméticas, técnicas e tecnologias

Antes de tudo registro que a leitura Técnicas e tecnologias no trabalho com as operações aritméticas nos anos iniciais do ensino fundamental, escrito por Bittar, Freitas e Pais (2013), ofereceu o embasamento que eu necessitava para aprofundar estudos e planejamentos no que tange ao conhecimento de como e porque trabalhar valor posicional para posteriormente introduzir as operações que compõem os campos aditivo e multiplicativo.
Segundo Bittar, Freitas e Pais (2013, p.27) “o valor posicional dos algarismos tem papel fundamental na materialização da operação”.  Da mesma forma como foi preconizado pelos autores, desenvolvo desde o início do ano atividades para que o algarismo seja compreendido pelo aluno como um símbolo e no decorrer do trabalho ofereço, através de material manipulativo e quadro valor de lugar, situações para que eles possam construir o número partindo daquele conhecimento, pois somente desta forma haverá a compreensão do sistema de numeração decimal pelos indivíduos.
Assim procedendo insiro, através de uma situação-problema, a oportunidade de desafiá-los para que resolvam a operação de adição e subtração, nesta ordem, uma de cada vez e em dias diferentes.  Aguardo o inicio do desconforto e das perguntas e indago: - quantas unidades “cabem” na ordem das unidades? E quantas na ordem das dezenas? E sigo atendendo e estimulando para que usem seus QVL (individual).
Enquanto fazem as tentativas, solicito que anotem o que pensam para resolver a questão e para que eu possa acompanhar e intervir quando necessário. Essa etapa para alguns é bem demorada, pois alegam que “está tudo na cabeça” e por este motivo é mais difícil escrever. Nestes momentos auxílio perguntando o que pensaram e acompanho as anotações que ao longo do tempo vão se tornando mais claras e objetivas.
Ao mesmo tempo, quer dizer, no período no qual desenvolvo este trabalho, oportunizo que continuem usando a composição e decomposição dos números aplicando-os para resolver as operações, tanto de adição quanto de subtração.
Assim sendo, sigo o trabalho priorizando o uso do material que os auxilia a concretizar o número e resolver as operações que exigem reagrupamento e reserva, planejando atividades variadas e diferentes situações-problema que estimulem o raciocínio.

Referências:
BITTAR, Marilena; FREITAS, José Luiz Magalhães; PAIS, Luis Carlos (2013) 
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1713665/course/section/1269824/bittar_freitas_pais_cap1.pdf Acesso: 13/11/2016




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