segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

                                   Fotografia e percursos

Indubitavelmente os comprovantes de memória docente são as fotografias, pois estas registram fatos elencados em um determinado momento e possibilitam o resgate das lembranças registradas naqueles artefatos.
No que se refere ao espaço escolar, os eventos escolhidos para terem o registro fotográfico, geralmente tem como mote mostrar aos pais que a escola promove atividades diversificadas para além das salas de aula, como também além- muros, deixando de lado as atividades cotidianas, pois a princípio estas seguem um mesmo padrão.
Entretanto, o registro das atividades cotidianas poderiam auxiliar nas discussões sobre metodologia, participação, aprendizagem coletiva e outros elementos fundamentais quanto à qualidade no que se refere à construção do conhecimento.
 Para exemplificar, ao trabalhar com o tratamento da água, dentro do projeto “Ciclo da água natural e urbano”, no ano de 2015, fotografei as diversas etapas do trabalho realizado com os alunos e depois apresentei para o corpo docente na reunião pedagógica e nesta salientei o quanto os alunos estavam envolvidos, felizes e satisfeitos. E estes sentimentos estavam expressos em suas fisionomias.
Ao mesmo tempo em que se deve fotografar o cotidiano com todas as nuances possíveis, também registrar eventos especiais dentro do calendário nos auxiliam como corpo docente, a elaborar uma linha do tempo e também analisar através das fotografias como reagem as crianças diante de diferentes provocações.
Portanto, fotografar e organizar um acervo para dele fazer uso tanto para rememorar, quanto para aprender é possível e necessário no âmbito escolar, tanto quanto na vida privada. De acordo com Felizardo; Samain (2007)



“Assim, como a palavra fotografia, que do grego significa a “escrita da luz”, a palavra memória também traz consigo traços de credibilidade, por evidenciar os fatos como se parecem, por mostrar os caminhos da lembrança.” (FELIZARDO, Adair; SAMAIN, Etienne, 2007, p. 210)



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